‘Sabugal Presépio’ – o maior presépio natural… Festa de passagem de ano na rua 5 de Outubro

Publicidade

De 6 de Dezembro a 12 de Janeiro, o Largo da Fonte volta a acolher o evento ‘Sabugal Presépio’, através do qual o Município do Sabugal convida residentes e visitantes a deixarem-se envolver pelo espírito natalício e a surpreenderem os sentidos com a recriação do Presépio de Belém.

A recriação, que ocupa cerca 1.100 m², contempla diversas cenas bíblicas relacionadas com a ‘Natividade’, desde a gruta de Belém onde nasceu Jesus, à chegada dos Reis Magos, entre outros cenários, e é construída numa escala em que os visitantes se sentem parte integrante do mesmo.

A cerimónia de inauguração do ‘Sabugal Presépio’ decorreu no dia 6 de Dezembro, sexta-feira, pelas 17 horas, com um concerto ‘GoGospel’ e arruada com o Grupo de Bombos ‘Os Grifos’. Também nesse dia a cidade se iluminou e se inaugurou a exposição de presépios feitos a partir de paletes de madeira, uma mostra de trabalhos realizados por Escolas e IPSS’s do concelho, intitulada ‘Natal em Beleza, Preserva a Natureza’, na Rua 5 de Outubro.

O ‘Sabugal Presépio’ é também palco de um ‘Mercadinho de Natal’ que abriu, igualmente, portas no dia 6 de Dezembro, uma montra para exposição e venda de produtos e de artesanato local, a decorrer nos dias úteis das 14h30 às 19 horas, fins de semana entre as 10h30 e as 19 horas, sendo que nos dias 24 e 31 de Dezembro está aberto das 10h30 às 16 horas, nos dias 25 de Dezembro e 1 de Janeiro das 15 às 19 horas, e nos dias úteis de Janeiro entre as 14h30 e as 18 horas. Nos mesmos horários está em funcionamento a pista de gelo ecológica.

A pensar nos mais novos, durante os fins de semana, das 15 às 18 horas, o ‘Sabugal Presépio’ apresenta um espaço encantado cheio de magia e fantasia a pensar nos mais pequenos, o ‘Bosque dos Elfos’. A ‘Hora do Conto’ está marcada para todas as sextas-feiras, entre as 15 e as 16 horas, em que os alunos da Universidade Sénior do Sabugal vão partilhar histórias de Natal recheadas de bons ensinamentos.

O programa de animação vai contar, ainda, com várias iniciativas no sapatinho para toda a família, nomeadamente, no dia 14, sábado, entre as 11 e as 20 horas, destaque para a transmissão em directo do programa da RTP ‘Aqui Portugal’ a partir do ‘Sabugal Presépio’. Também para este dia está marcado o concerto de Natal, pela Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral – Belmonte/Polo do Ensino Articulado do Sabugal, no Auditório Municipal. No dia seguinte, domingo, é a vez do Rancho do Sabugal (Grupo Etnográfico do Sabugal) e da Sociedade Filarmónica Bendadense actuarem no ‘Sabugal Presépio’.

No dia 21 de Dezembro, os visitantes vão poder assistir ao concerto com a Orquestra de Foles – Associação de Gaita-de-Foles e à peça ‘Se Acabasse o Natal…’, pelo Grupo de Teatro Anel de Pedra. O 9.º Passeio de Natal – BTT/Trail do Clube Terras do Côa, a magia com ‘Zé Mágico’ e o showcooking com Pedro Jorge (MasterChef Júnior – TVI) estão marcados para dia 22 de Dezembro.

No dia 24, terça-feira, teremos a tradicional fogueira de Natal, numa organização da União de Freguesias do Sabugal e Aldeia de Sto. António, e no dia 25 concerto com ‘The Undercovers’. Passeio de burro, pela JMAL – Actividades Turísticas, nas tardes do dia 27 e 29. O showcooking com ‘Tia Cátia’ (Chef Cátia Goarmon – ‘Os Segredos da Tia Cátia’ 24 Kitchen / MasterChef Portugal – TVI) decorre no dia 28, ao qual se segue a actuação do Grupo de Cavaquinhos da Bendada. No último domingo do ano, volta a haver magia com ‘Zé Mágico’ e concerto com o Grupo Mozart. Para brindar ao novo ano, a Rua 5 de Outubro vai ser palco de uma festa de Passagem de Ano, com muita animação (‘Prós & Contras’, Espectáculo de Fogo-de-Artifício, DJ Francisco Cunha, DJ Kendown e DJ Stay). Em Janeiro, de realçar a presença do Rancho de Sortelha (Associação Etnográfica de Sortelha), no dia 4, ‘Banda às Riscas’ e Demonstração de Judo (Associação de Modalidades Desportivas Amadoras do Sabugal), no dia 5, e Grupo de Cavaquinhos da Póvoa do Mileu (Centro Social da Póvoa do Mileu), no dia 11. O ‘Sabugal Presépio’ culmina com um concerto pela Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral – Belmonte/Polo do Ensino Articulado do Sabugal, no dia 12.

Aproveite para fazer as suas compras de Natal no comércio tradicional e mercado municipal e passear pelas ruas da cidade, adornadas com decorações naturais natalícias, a partir de materiais recolhidos na natureza, que têm vindo a ser elaboradas por um grupo de voluntários no atelier de artes decorativas de Natal, a decorrer desde Outubro.

Pretende-se com o ‘Sabugal Presépio’ atrair mais visitantes ao concelho, envolvendo os locais e fazendo deste evento um motivo de orgulho para os munícipes.

Nesta quadra festiva visite o Sabugal e Surpreenda os Sentidos!