Vila Real de Santo António recebe XX edição do Festival de Música Al-Mutamid

Publicidade

O Centro Cultural António Aleixo, em Vila Real de Santo António, recebe, no próximo sábado, dia 25 de janeiro, às 21h30, um concerto da formação «Orontes Trio», no âmbito do XX Festival de Música Al-Mutamid.

«Orontes» é o nome de um rio que corre nos territórios do Líbano, Síria e Turquia e serviu de inspiração para um projeto musical, em formato trio, que percorre as sonoridades do Médio Oriente e do Mediterrâneo oriental.

O grupo é composto por Michel Gasco, no sarod e alaúde árabe; Alberto Centella, nas flautas; e Pancho Brañas, nas percussões orientais.

Os bilhetes têm o valor de 8 euros e encontram-se à venda na receção do Centro Cultural António Aleixo, de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 18h00, e no dia do espetáculo, a partir das 19h00.

O Festival de Música Al-Mutamid assenta em sonoridades que, durante séculos, ecoaram nos castelos, palácios, medinas e bazares de Al-Andalus.

Deve o seu nome ao rei poeta Al-Mutamid, filho e sucessor do rei de Sevilha, que nasceu em Beja, em 1040, tendo sido nomeado governador de Silves, a então capital do Algarve, com apenas 12 anos.

A organização do Festival considera que «a longevidade deste evento, pioneiro e de caraterísticas únicas na Península Ibérica, está intimamente relacionada com o suporte de um público fiel e ávido deste género de música, que tem acompanhado este festival ano após ano».