Leiria recebe exposição de Sebastião Salgado

Publicidade

A Praça de Goa, Damão e Diu (Fonte Luminosa) é palco da exposição de fotografia “Génesis”, de Sebastião Salgado, inaugurada no dia 23 de janeiro, às 10:00, e decorre até 19 de fevereiro.

Com “Génesis”, o fotógrafo procura as origens do mundo e do planeta em que vivemos, antes de ser confrontado com o ritmo da vida moderna, apresentando fotografias de paisagens, animais e pessoas, tiradas entre 2004 e 2011, e representando uma homenagem à majestade da natureza e à fragilidade do planeta.

Inaugurada em Londres, no The Natural History Museum, em 2013, a exposição já esteve patente em alguns dos mais conhecidos espaços culturais do mundo, incluindo na Cordoaria Nacional, em Lisboa, tendo recebido a visita de milhões de pessoas.

Serão realizadas visitas guiadas para o público em geral aos sábados, às 18:00, e aos domingos, às 12:00, sem necessidade de marcação prévia.

Para visitas de grupos, deverá ser feita inscrição para o número 800 780 344.

Numa parceria com o Município de Leiria, a exposição faz parte do programa Arte na Rua, do Banco BPI e da Fundação “la caixa”, e tem como objetivo aproximar a arte às pessoas, fora do âmbito normal dos museus e das salas de exposições.

Sebastião Salgado é um dos nomes maiores da sua área a nível mundial, sendo autor de diversas publicações e de inúmeras exposições, com trabalhos sempre a preto e branco e muito associados aos fenómenos e problemas socioeconómicos globais, como a vida industrial mundial e a migração em África, numa tentativa de retratar as diferentes manifestações da cultura e vida humana.