Conferência de Miguel Olcina Dolmenech, Director do Museu Arqueológico Provincial de Alicante

Publicidade

Conferência de Miguel Olcina Dolmenech, Director do Museu Arqueológico Provincial de Alicante MNA,19 de Fevereiro, 17h.

O Museu Arqueológico Provincial de Alicante inaugurou a 29 de Janeiro uma exposição, comissariada por Jorge A. Soler Díaz e Primitiva Bueno Ramírez, em parceria com o Museu Arqueológico Regional da Comunidade de Madrid, sobre “Idolos Oculados. Miradas Milenarias”.

Para essa mostra o Museu Nacional de Arqueologia cedeu 37 importantes bens culturais da sua colecção, como diversos ídolos, placas de xisto e vasos cerâmicos, sendo oito classificados como Bens de Interesse Nacional, ou “Tesouros Nacionais”.

Ao abrigo desta colaboração entre as duas instituições, será também cedido temporariamente ao Museu Nacional de Arqueologia um fragmento de uma estátua monumental em bronze da cidade romana de Lucentum, representando a mão de um imperador que segura uma espada com o punho rematado por uma águia bicéfala.

Trata-se de um vestígio escultórico único.

O bem cultural será apresentado publicamente no MNA, na Sala dos Tesouros da Arqueologia Portuguesa, no dia 19 de Fevereiro, pelas 17h, com uma conferência do Director do Museu Arqueológico Provincial de Alicante, Miguel Olcina Dolmenech.