José Mário Branco é protagonista da Feira do Livro do Porto

As palavras de ordem da Feira do Livro do Porto são intervenção e activismo. O cantautor José Mário Branco é a figura de destaque do evento, que decorre de 7 a 23 de Setembro nos Jardins do Palácio de Cristal

Foto: José Mário Branco, um ícone da música de intervenção nacional
Publicidade

As palavras de ordem da Feira do Livro do Porto são intervenção e activismo. O cantautor José Mário Branco é a figura de destaque do evento, que decorre de 7 a 23 de Setembro nos Jardins do Palácio de Cristal. A Feira, cujo mote é assinalar os 50 anos do Maio de 68, conta igualmente com a presença de Daniel Cohn-Bendit, presidente do Grupo dos Verdes/Aliança Livre Europeia do Parlamento Europeu.

Para além destes, a Feira do Livro recebe também nomes como Mia Couto, Afonso Cruz, Cohn-Bendit, Filipa Martins, João Pinto Coelho, Kalaf Epalanga, Telma Tvon, Leila Slimani, José Riço Direitinho, Valério Romão, Mário de Carvalho e Ana Margarida de Carvalho.

E, como a Feira quer destacar não só a palavra escrita como a palavra dita, há sessões de spoken-word: Capicua, André Tentúgal, Nuno Artur Silva, Selma Uamusse e Miguel Januário são só alguns dos participantes.

O primeiro debate do evento tem lugar no sábado, pelas 18 horas, altura em que Anabela Mota Ribeiro conversa com José Mário Branco sobre a temática “No princípio era a canção”. Já Daniel Cohn-Bendit senta-se com Rui Tavares para discutir “As revoluções Imprescindíveis”.

A Galeria Municipal vai receber uma exposição com curadoria de Paulo Vinhas sobre “Cinco décadas de inquietação musical no Porto”, enquanto o mezzanine da mesma galeria vai acolher “Porto sentido de fora: Livros e guias de viagem de Portugal entre a monarquia constitucional e o Estado Novo (1820-1974)”, e o ‘foyer’ do auditório vai contar com uma exposição de cartazes do Maio de 68.

A edição deste ano da Feira do Livro do Porto conta com 134 participantes, e nela José Mário Branco é homenageado com uma tília em seu nome no Palácio de Cristal –  à semelhança de Agustina Bessa-Luís, Vasco Graça Moura, Mário Cláudio e Sophia de Mello Breyner.

Mais pormenores sobre a Feira do Livro do Porto no website oficial.