Há estrelas no céu?

A Quinta da Cruz, em Viseu, recebe no próximo sábado a actividade "Olhar o Céu", que inclui observação astronómica e três colóquios com perguntas e respostas sobre o cosmos

Publicidade

Observar o céu é algo que o ser humano faz há muito tempo, na procura de encontrar respostas e atribuir significados ao que lhe acontece. Hoje, sabemos muito mais sobre o universo do que os nossos antepassados do Neolítico, por exemplo, mas nem por isso a observação dos astros deixa de ter um fascínio especial.

A Quinta da Cruz, em Viseu, recebe no próximo sábado a actividade “Olhar o Céu”, que através de três colóquios, um piquenique e um momento de observação astronómica vai incidir sobre as perguntas e respostas que o Homem foi encontrando ao longo de milénios a olhar o cosmos.

O evento começa às 17 horas, com o colóquio “Arqueostronomia – O culto às estrelas”, pelo astrónomo Henrique Cachetas. Segue-se “A dança dos astros e as festas tradicionais”, pelo investigador José Ramos, e “O céu no interior do ser humano”, pela investigadora e escritora Françoise Terseur.

Pelas 20 horas realiza-se um piquenique nos jardins da Quinta da Cruz, com venda de produtos caseiros, antes do grande momento da noite, a observação astronómica, orientada por Henrique Cachetas, a partir das 22.

Os interessados podem inscrever-se através do formulário online. A iniciativa é promovida pela organização Nova Acrópole em parceria com a Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea.