Golfinhos, aves, subidas em balão: começa hoje a Feira Observanatura

A 10ª edição da Feira Observanatura decorre entre hoje e domingo no distrito de Setúbal

Publicidade

Subidas em balão de ar quente, passeios de barco no Estuário do Sado, baptismos de Stand Up Paddle e canoagem, observação de golfinhos e aves. Estas são apenas algumas das actividades que fazem parte da 10ª Feira Observanatura, que decorre entre hoje e domingo no distrito de Setúbal.

O evento, organizado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), município de Setúbal e Tróia-Natura, inclui ainda peddypaper, visita guiada às ruínas romanas de Tróia ou passeios pedestres para identificação e observação de outras espécies, com destaque para os insectos e as plantas aromáticas.

As iniciativas vão decorrer sobretudo na Herdade da Mourisca, integrada em plena Reserva Natural do Estuário do Sado e apenas a 6 km de Setúbal, mas pela primeira vez estende as suas actividades para fora desse espaço, destacando-se a Casa da Baía, Albarquel e Tróia.

Este ano, mais uma vez, vai ser dado destaque à marca Natural.PT, com o objectivo de divulgar os produtos e serviços oriundos das áreas protegidas que são aderentes desta marca, estando presentes 34 expositores. De relevar neste ano a terceira edição da entrega dos prémios Natural Award 2018.

A organização espera superar as cerca de 2.500 pessoas que participaram na última edição da feira, a qual registou quase 80 expositores e mais de 50 palestras ou workshops. Para isso, vão existir transferes gratuitos a circular entre os diferentes locais onde decorrem as actividades.

A sessão de abertura da Observanatura realiza-se esta sexta-feira, às 14 horas, na Herdade da Mourisca, na presença da Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, e da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho. A feira é de entrada livre, funcionando, no dia 28, entre as 12 às 19 horas, e entre as 10 e as 19 no fim-de-semana.