Município de Celorico de Basto revitaliza o desporto

Investimento na ordem dos 325 mil euros Assinatura de contratos-programa fomenta desenvolvimento desportivo do concelho

Publicidade

O Município de Celorico de Basto celebrou, no dia 18 de Janeiro, com 9 entidades desportivas um contrato – programa que visa a promoção e o apoio ao desporto, procurando “evoluir para melhorar as condições dos clubes e das associações desportivas e por consequência dos atletas que praticam as diferentes modalidades”.

“Com a assinatura destes contratos-programa o Município investe uma verba superior a 325 mil euros anuais” disse Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. “Trata-se de um grande e importante esforço financeiro que é decisivo para que, sobretudo os jovens tenham acesso à prática de diferentes modalidades e se sintam envolvidos. Efectivamente é preciso que o desporto envolva cada vez mais população no sentido pleno de inclusão, de pertença, incutindo regras e dinâmicas que transformem os jovens de hoje em homens e mulheres mais cientes das suas responsabilidades”. O autarca disse ainda, antes da assinatura dos contratos-programa, que o Município tem vindo a fazer um trabalho exemplar notando-se uma “evolução positiva ao longo dos anos nos diferentes equipamentos desportivos e por consequência nos resultados atingidos pelos clubes. Denote-se, nos últimos anos os melhoramentos que foram efetuados nos parques de jogos do Fermilense, do Mota e do Gandarela e no gimnodesportivo com a colocação de um piso de alta qualidade para a prática das diferentes modalidades. Mas não ficamos por aqui, pretendemos e continuaremos a manter e a melhorar as relações de parceria com os diferentes clubes para que se consiga chegar a patamares de excelência”.

A verba atribuídas aos clubes diz respeito aos gastos por transporte que os clubes e associações despendem para a participação nas diferentes competições, um subsídio por atleta para inscrição nas diferentes modalidades e, como acontece em alguns clubes, uma verba pela manutenção do espaço onde praticam as diferentes modalidades (para pagamento de electricidade). 

O objectivo é garantir uma parceria inequívoca entre o Município e as associações visando em primeira instância fomentar e dinamizar a prática desportiva mediante uma eficaz, lógica e transparente mobilização e utilização de recursos públicos, com vista à sua optimização.

Estes contratos-programa foram estabelecidos com a Associação de Futsal de Celorico de Basto, o Basket clube de Basto, o clube Atlético de Codessoso, o Clube Desportivo Celoricense, o Mota Futebol Clube, Sport Clube Fermilense, o Celorico de Basto Clube de Natação, o Beca – Bastinhos Escola Clube de Andebol, e a Associação Cultural e Recreativa de Fervença (kickboxing).

Este contrato programa estabelece uma comparticipação financeira entregue em três tranches, a primeira prestação no valor de 25% da verba atribuída, será entregue nos finais de Janeiro, a 2º prestação também no valor de 25% da verba, será atribuída no final de Abril, e os restantes 50% destinados aos clubes de acordo com os valores estipulados no contrato programa serão entregues em Setembro.