Melhores Cartoons do Mundo anunciados Sábado

Publicidade

O World Press Cartoon está de novo na cidade das Caldas da Rainha, na sua décima quarta edição. O salão de projecção global todos os anos selecciona e premeia os melhores cartoons publicados nos jornais e revistas de todo o mundo. As obras vencedoras do World Press Cartoon 2019 vieram do Brasil, Bulgária, Cuba, Espanha, França, México, Portugal e Turquia. 

O anúncio dos prémios terá lugar no grande auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha (CCC), no próximo Sábado, dia 4 de Maio, num espectáculo de música e humor que conta com a presença de todos os autores premiados.

A animar a noite estarão os Franceses Elastic e o comediante Pedro Tochas. A animação musical estará a cargo da orquestra ligeira Monte Olivett, constituída por músicos da cidade, dirigida pelo Maestro David Santos. O espectáculo será apresentado por Inês Gonçalves, da RTP.

Os trabalhos premiados integram uma exposição que será inaugurada nessa mesma noite, após o espectáculo, também no Centro Cultural e de Congressos.

São 279 caricaturas, cartoons editoriais e desenhos de humor que fazem a história de todo um ano, olhares de diferentes culturas, obras em que os cartoonistas retratam e criticam o andar do Mundo com a acutilância do sorriso.

Estão representadas 147 publicações de 49 países. Foram seleccionados por um júri internacional de cartoonistas que reuniu nas Caldas da Rainha em Fevereiro e que integrou, para além do director do salão, o português António Antunes, Cássio Loredano do Brasil, Manuel Peres de Portugal, Maria Picassó e Piquer de Espanha e Óscar Grillo de Inglaterra.

A exposição estará aberta ao público, com entrada livre, entre os dias 4 de Maio e 28 de Julho. 

A cerimónia de entrega de prémios realiza-se dia 4 de Maio às 21H30 e está limitada à lotação da sala. O bilhete custa 2 euros.