VIII Encontro assinala 30 anos de investigação sobre Ordens Militares em Palmela

Publicidade

O VIII Encontro sobre Ordens Militares – uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Palmela, com o alto patrocínio do Presidente da República – decorrerá de 12 a 16 de Junho, no Cineteatro S. João e na Biblioteca Municipal de Palmela, com o tema “Ordens Militares, Identidade e Mudança”.

Este ano, perfazem 30 anos da realização, em Palmela, dos Encontros sobre Ordens Militares, um  caminho consolidado e com resultados reconhecidos a nível nacional e internacional, que tem congregado dezenas de investigadoras/es em torno do debate científico.

O VIII Encontro está organizado em seis sessões: a primeira sessão dará conta do progresso no estudo das Ordens Militares nos vários países;  a espiritualidade e a vida religiosa das ordens será tratada na segunda sessão; a terceira sessão abordará os espaços de vida dos freires – casas, conventos, igrejas – pelo olhar da história, da arte, da arqueologia; a sessão transversal a todos os Encontros é a que analisa os vários tipos de poderes, os seus meandros, interrelações e o papel que neles desempenha frequentemente a diplomacia (quinta sessão); outras dimensões, menos trabalhadas, merecem especial atenção neste Encontro: a relação dos freires com o outro e os outros, não-cristãos e cristãos, os olhares de um e de outro lado (quarta sessão), bem como a sociologia das ordens, as redes de interesse e as mobilidades (sexta sessão).

O programa inclui, ainda, duas mesas-redondas: de evocação dos 700 anos da Ordem de Cristo e de reflexão crítica sobre o impacto da obra francesa «Dicionário das Ordens Militares Europeias na Idade Média» e visitas de estudo, que permitirão aos participantes conhecer duas importantes Casas de Ordens Militares em Portugal – o Convento de Cristo, em Tomar, o Convento de Santos-o-Novo da Ordem de Santiago, em Lisboa e, ainda, em Setúbal, uma notável produção retabular do tempo do mestre santiaguista D. Jorge.

As inscrições para o VIII Encontro sobre Ordens Militares decorrem até ao dia 7 de Junho. As/os interessadas/os deverão enviar o boletim de inscrição, disponível em www.cm-palmela.pt, para o e-mail patrimonio.cultural@cm-palmela.pt e proceder ao pagamento, no dia 12 de Junho, no balcão do secretariado. Em alternativa, podem inscrever-se presencialmente (na sacristia da Igreja de Santiago, Castelo de Palmela) ou remeter o impresso por correio acompanhado do cheque endossado â Câmara Municipal de Palmela.

Programa provisório e ficha de inscrição (incluindo formulário para participação, com proposta de poster, disponíveis em www.cm-palmela.pt. Mais informações (Gabinete de estudos sobre a Ordem de Santiago) – telef. 212336640 e e-mail patrimonio.cultural@cm-palmela.pt.