Jardim Zoológico lança nova campanha de apelo pela Biodiversidade

Publicidade

No mês em que se celebra a Conservação da Natureza o Jardim Zoológico lança uma nova campanha de comunicação. Sob o mote “A Biodiversidade Somos Nós”, pretende sensibilizar para a importância da biodiversidade, identificando as causas da sua diminuição e desafiando para a adopção de práticas individuais diárias que farão a diferença na sua preservação.

Segundo o relatório das Nações Unidas divulgado em maio passado, cerca de um milhão de espécies estão ameaçadas por ação da actividade humana. O alerta, vem reforçar a pertinência desta campanha, que com divulgação através de imprensa, online, outdoors, autocarros e comboios, pretende ligar a sociedade à natureza de forma a inspirar o cuidado pela mesma, através de uma abordagem inovadora que identifica cada indivíduo como potencial promotor de mudança.

No Jardim Zoológico habitam cerca de 2000 animais, embaixadores de cerca de 300 espécies diferentes e que diariamente sensibilizam os visitantes para a problemática da extinção, que decorre de forma cada vez mais rápida. Quando o equilíbrio do ecossistema é quebrado, reflecte-se não apenas na extinção de espécies vegetais e animais, mas também no bem-estar humano e na sustentabilidade do Planeta.

A campanha agora adoptada pelo Zoo, foi anteriormente lançada pela WAZA (Associação Mundial de Zoos e Aquários) no âmbito da “Década das Nações Unidas para a Biodiversidade”. Aquando da comunicação da campanha, a WAZA lançou ainda o desafio para que, até 2020, esta fosse adoptada pelos zoos e aquários membros, de forma a garantir uma ação de comunicação mundial conjunta.

Compreendendo a necessidade urgente de agir e admitindo que a conservação da biodiversidade está nas mãos de cada um de nós, à campanha “A Biodiversidade Somos Nós”, vão ainda associar-se diversas iniciativas desenvolvidas pelo Jardim Zoológico, onde a biodiversidade local e mundial assumem um papel principal, fazendo desta, uma campanha de ação.

Para mais informações visite www.zoo.pt.

Sobre o Jardim Zoológico:

A principal missão do Jardim Zoológico é desenvolver um parque, tanto zoológico como botânico, como um centro de conservação, reprodução e reintrodução de espécies em vias de extinção, através da investigação científica e de programas de enriquecimento ambiental. Aliados a estes factores estão as vertentes pedagógicas e lúdicas. O Jardim

Zoológico foi o primeiro parque com fauna e flora da Península Ibérica e, actualmente acolhe cerca de 2000 animais pertencentes a cerca de 300 espécies. No dia 28 de maio de 2019 celebrou 135 anos.

Sobre a WAZA

O Jardim Zoológico é membro da WAZA (World Association of Zoos e Aquários) desde inicio dos anos 90. A Associação é a voz de uma comunidade global composta por cerca de 400 instituições e organizações líderes em todo o mundo, funcionando como um catalisador para as acções conjuntas e incentivando os seus membros aos mais altos padrões de bem-estar animal, promovendo a conservação das espécies e dos seus habitats.

A WAZA actua como uma plataforma de comunicação global para zoos e aquários membros, procurando inspirar e envolver os mais de 700 milhões de  pessoas que visitam anualmente os zoos e aquários em todo o mundo.