Ateliês infantis em São Pedro de Moel

Publicidade

A Câmara Municipal da Marinha Grande realiza ateliês infantis de fotografia da natureza, de 12 a 16 de Agosto, no Posto de Turismo de São Pedro de Moel, com o objectivo de ocupar as crianças nas férias de verão e fomentar o contacto com as artes e a natureza.

A iniciativa decorre no âmbito na candidatura da CIMRL Leiria Rede Cultural e é de participação gratuita, apesar de sujeita a inscrição prévia através do número de telemóvel 916 211 448 ou email: inscricoes.abcnatur@gmail.com.

A programação dos ateliês é a seguinte:

12 de Agosto . 14h30 – 17h30

FOTOGRAF’ARTE

Formadora: Rute Violante

Neste ateliê as crianças terão a oportunidade de explorar e identificar emoções; desenvolver a auto-estima através da apreciação do seu próprio olhar; admirar e celebrar a mãe natureza e interagir com outras crianças de forma saudável através da fotografia.   

Obs.: limite de 15 participantes | Cada criança terá de trazer máquina fotográfica digital

Público-alvo: 8 aos 12 anos

13 de Agosto . 14h30 – 17h30

CAÇA AO TESOURO

Formadora: Maria Kowalski

Este ateliê é uma caça a um tesouro (bem escondido na Natureza), cujas pistas são fotografias de vários locais que, como um mapa, levarão à descoberta desse tesouro.   

Obs.: limite de 16 participantes em grupos de 8 participantes | 1h30 por grupo | cada criança terá de trazer máquina fotográfica digital

Público-alvo: 6 aos 12 anos

14 de Agosto . 14h30 – 17h30

CÂMARA OBSCURA

Formadora: Maria Kowalski

Neste ateliê pretende-se que cada criança construa a sua câmara obscura portátil, a partir de cartão, a decore e pinte. Depois irão com ela observar a Natureza e desenhar o que vêem. O resultado serão “fotografias” de desenho, feito com o enquadramento da câmara criada.   

Obs.: limite de 15 participantes

Público-alvo: 6 aos 12 anos

15 de Agosto . 14h30 – 17h30

PHOTOVOICE

“FALAR A NATUREZA!” – COMUNICAR ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA

Formadora: Rosalinda Chaves

Neste ateliê, pretende-se estimular o entendimento da fotografia como forma de comunicação. Usando a Natureza e a ligação da pessoa àquilo que nos rodeia, as crianças irão fotografar ao ar livre, comunicando esta mesma ligação através do que fotografam!   

Obs.: limite de 15 participantes |  Cada criança terá de trazer máquina fotográfica digital.

Público-alvo: 8 aos 12 anos

16 de Agosto . 14h30 – 17h30

PAISAGEM EM TONS DE AZUL

Formador: António Palmeira

Neste ateliê vamos criar paisagens a partir da CIANOTIPIA que foi um dos primeiros processos de impressão fotográfica. Nesta oficina os participantes vão poder aprender esta técnica de impressão criando paisagens em tons de azul com recurso a elementos da natureza.

Obs.: Limite de 15 participantes

Público-alvo: 8 aos 12 anos.