Festas de Santa Maria arranca hoje com transmissão na RTP1

Publicidade

A vila de Messejana acolhe, de 14 a 17 de Agosto, as tradicionais Festas de Santa Maria. Pela primeira vez, estas festividades, que se realizam, desde tempos remotos, por ocasião do 15 de Agosto, vão contar com a transmissão em directo, no sábado 17, do programa “Aqui Portugal” da RTP.

 Hélder Reis, Joana Teles e Catarina Camacho serão os anfitriões deste programa que, entre as 11 e as 20 horas irão divulgar o evento e o que de melhor se faz nesta vila do Concelho de Aljustrel.

 Nesta edição, as Festas de Santa Maria apresentam, uma vez mais, um programa que mistura o religioso ao profano, reflexo do passado rico de história desta vila alentejana. Conquistada aos mouros, em 1235, pelos Cavaleiros da Ordem de Santiago de Espada, Messejana chegou a ter onze igrejas, das quais subsistem a Igreja Matriz, a Igreja da Misericórdia, a Ermida dos Santos Reis e a Ermida de Nossa Senhora da Assunção.

 Do programa festivo, em honra de Nossa Senhora da Assunção, constam momentos de devoção à Virgem Maria com cortejo e procissão, mas também jogos tradicionais, desporto, exposição de pintura e desenho, espaço de sabores de Messejana, com workshop de culinária e gaspacho colectivo solidário (a favor do CAPI-Associação Engenho e Arte), artesanato, desfiles de fanfarras, actuações com grupos de música popular alentejana, DJ, tourada, garraiada e todas as noites haverá baile na praça 1.º de Julho.

Organizadas pela Junta de Freguesia de Messejana, a Câmara Municipal de Aljustrel, a Santa Casa da Misericórdia de Messejana, o Grupo de jovens da associação “Engenho e Arte”, ATL-Messejana, o CLDS-3G-Esdime e a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, as Festas de Santa Maria são também uma boa oportunidade para o reencontro de amigos e familiares, ausentes durante o resto do ano, e que aproveitam para se juntarem e conviverem junto dos quiosques de comes e bebes.