Night Glow e voo de balão chegam dia 24 de Agosto a Vendas Novas

Publicidade

Assinala-se no próximo dia 24 de Agosto, o 225.º aniversário da Primeira Viagem Aérea em Portugal, encontrando-se Vendas Novas a desenvolver um programa de comemorações, que se iniciou em maio e irá prolongar-se até Outubro, composto por várias iniciativas educacionais, desportivas e culturais.

Assim, nesse mesmo dia, pelas 18h30, na Capela Real, irá decorrer uma conferência sobre “A Primeira Viagem Aérea em Portugal”, que contará com a participação do Dr. Henriques Mateus e do Engº. Lima Bastos.

Pelas 21h30, na Avenida 25 de Abril, irá ser descerrada a placa comemorativa da efeméride a que se seguirá, no Estádio Municipal, a Night Glow, um espectáculo de música, luz e cor com balões de ar quente. No final, haverá oportunidade para experimentar voo cativo.

A Balão Mágico, empresa responsável pelo espectáculo, também estará disponível para realizar voo livre, no manhã de 25 de Agosto, devendo os interessados consultar a mesma para mais informações.

O programa de comemorações estende-se ao mês de Setembro, com o 18.º Encontro de Aeromodelismo Outdoor, e a Outubro, com a actuação da Banda da Força Aérea.

A 24 de Agosto de 1794, num dia de sol, Vincenzo Lunardi (Lucca/Itália, 11 de Janeiro de 1759 – Lisboa a 1 de Agosto de 1806) saiu de balão do Terreiro do Paço e, depois de 14 léguas percorridas, aterrou em Vendas Novas. Marcos da Cunha Leal (1793-1808), padre da Paróquia de Santo António de Vendas Novas (e julga-se que era também o capelão do Paço Real de Vendas Novas) foi quem, supostamente, passou a certidão comprovativa da realização desta pioneira viagem.