Anadia promove semana dedicada á actividade desportiva

Publicidade

O Município de Anadia vai associar-se à “Semana Europeia do Desporto”, através da realização de um conjunto de actividades desportivas dirigidas a todas as camadas da população, com o objectivo de criar hábitos de vida saudável e promover o desporto e a actividade física em estabelecimentos de ensino, espaços ao ar livre, locais de trabalho e ginásios.

A iniciativa vai decorrer, entre os dias 23 e 29 de Setembro, com um leque variado de acções que decorrerão em vários locais, nomeadamente Pavilhão de Desportos, Piscinas Municipais, Ecoparque, Avelãs de Cima, Avelãs de Caminho e no Centro Escolar de Tamengos.

Assim, a abrir a “Semana Europeia do Desporto”, no dia 23 de Setembro, realiza-se uma aula de Karaté que vai ter lugar entre as 18h00 e as 20h00, no Pavilhão de Desportos. No dia seguinte, as Piscinas Municipais de Anadia promovem um dia aberto, de acesso livre à população, entre as 17h30 e as 20h30.

No dia 25, o Pavilhão de Desportos volta a acolher uma nova actividade, desta feita, uma aula de ginástica geriátrica, direccionada aos seniores e a pessoas com incapacidade, no âmbito do projecto “Movimento Sénior é Vida”, que terá lugar entre as 10h00 e as 12h00.

O Centro Escolar de Tamengos recebe, no dia 26 de Setembro, das 11h00 às 12h00, o projecto “A Brincar também se aprende”. O objectivo é proporcionar momentos de divertida e saudável convivência, através da realização de jogos tradicionais. No dia seguinte é a vez do Ecoparque de Anadia ser palco de uma aula de Bootcamp, entre as 18h30 e as 19h15.

Para o dia 28 de Setembro, os participantes são convidados a realizar uma caminhada pelo percurso da “Rota das Avelãs”, nas freguesias de Avelãs de Cima e Avelãs de Caminho. O ponto de encontro está marcado para as 9h30, na Igreja Paroquial de S. Pedro, Avelãs de Cima. O último dia de actividades acontece no domingo, dia 29, com as comemorações do “Dia Mundial do Coração”, a partir das 10h00, na Praça da Juventude, na cidade de Anadia. Neste âmbito vai ter lugar uma caminhada e uma aula de fitness.

À excepção dos dias 25 e 26 de Setembro, restritas aos utentes das instituições de solidariedade social do concelho e à comunidade educativa do Centro Escolar de Tamengos, respectivamente, todas as restantes actividades são de participação livre e gratuita.

A Semana Europeia do Desporto é uma iniciativa da Comissão Europeia, sendo desenvolvida em Portugal pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude. Tem como propósito promover o desporto e a actividade física em toda a Europa e continuar a gerar novas actividades, aproveitando as experiências positivas já existentes.

O principal tema da campanha continua a ser “#BeActive” que deverá incentivar cada um a estar activo durante a “semana”, mas também a permanecer activo durante todo o ano.

O desporto e a actividade física contribuem de maneira significativa para o bem-estar dos cidadãos europeus. No entanto, o nível da actividade física está actualmente a estagnar e mesmo a baixar nalguns países.

A ausência de actividade física, para além do impacto negativo na sociedade e na saúde das pessoas, também tem custos económicos. Além disso, o desporto é um excelente meio de veicular mensagens de tolerância e de reforçar a cidadania em toda a Europa.