Apresentação da Eco Meia Maratona Valença-Monção no dia 20 de Outubro

Publicidade

Os municípios de Monção e de Valença, promotores da prova, recebem, no dia 20 de Outubro, domingo, a primeira Eco Meia Maratona Valença – Monção, ligando as duas localidades vizinhas pela Ecopista do Rio Minho.

A apresentação da prova realizou-se, na tarde da passada sexta-feira, no Núcleo Museológico da Torre de Lapela com as presenças de João Oliveira e José Monte, vereadores das autarquias de Monção e Valença, respectivamente, e três convidados que fazem da corrida uma paixão.

Aurora Cunha e Baltazar Sousa, no atletismo, e Ester Sofia Alves no trail, estiveram presentes na apresentação da primeira edição da Eco Meia Maratona Valença – Monção, uma prova que, disseram, tem um grande potencial de crescimento e afirmação neste género de acontecimentos desportivos.

Uma opinião partilhada pelos dois vereadores presentes, os quais evidenciaram a componente paisagística do percurso e o caráter diferenciador da prova. Ambos assinalaram a importância de parcerias entre municípios vizinhos para alavancar o território no exterior. E deixaram o convite: “Venham correr na terceira melhor Ecopista da Europa”

Quanto aos participantes, impõe-se a pergunta: Qual o número desejado? A resposta pertence a Pedro Soares, da ProEvents, organizadora da prova: “Para uma primeira edição, temos o objectivo de chegar perto dos 500 participantes na Meia Maratona, na corrida de 10 quilómetros e na caminhada. Seria um número agradável e motivador para as próximas edições”.

A prova representa uma oportunidade única de praticar exercício físico num percurso com características ambientais, monumentais e fluviais muito acentuadas, sendo vários os motivos de interesse que fazem desta via ecológica uma referência para quem gosta de praticar desporto em comunhão com a natureza.

Além do trajecto de 21,0975 quilómetros, com partida em Valença e chegada a Monção, está ainda prevista uma corrida de 10 quilómetros e uma caminhada de 5 quilómetros, ambas com percurso apenas no Município de Monção. O valor de participação na Eco Meia Maratona e na corrida são 10 euros, descendo para 5 euros na caminhada.

Com o primeiro troço inaugurado em 2004, a Ecopista do Rio Minho foi distinguida, em 2009, no IV Encontro de Vias Verdes da Europa, realizado na Bélgica, como a quarta melhor ecopista da Europa. Em 2017, nos 8th European Greenway Award, realizados na Irlanda, recebeu o título de terceira melhor via verde da Europa.