vistacurta 2019, de 29 de Outubro a 02 de Novembro

Publicidade

Já há nomes para a programação vistacurta 2019. No final de Outubro o Cine Clube de Viseu volta a ser ponto de encontro obrigatório para o cinema associado à região de Viseu e para o cinema português que interpela a interioridade.

Um panorama à volta do cineasta português José Vieira, que estará presente e de quem serão exibidos quatro filmes, acompanhado por um colóquio com vários convidados, é um dos destaques pensados. A história da emigração clandestina portuguesa para França, nos anos 60/70, os bidonvilles em França, o interior de Portugal de onde quase todos partiram (e também os que ficam), são os assuntos de eleição do cinema de José Vieira.

E porque a vida do Cine Clube também se faz também de trabalho junto dos mais jovens, há a celebração dos 20 anos de classificação do Vale do Côa como Património Mundial da Humanidade, numa viagem à descoberta da origem da Arte, com o realizador João Botelho, e ainda a carta branca à realizadora Regina Pessoa, que convida os alunos a conhecer o universo das curtas-metragens de animação.

Não pode faltar a música e o capítulo que junta os filmes à música, no vistacurta. Os destaques nesta edição passam por Piratas e sereias, ostras e baleias, sessão com a música original de um lado (a cargo do colectivo Space Ensemble, de quem apresentámos em 2018 A floresta animada), e do outro, filmes que reunem o melhor cinema de animação de uma nova geração de realizadores das grandes escolas de animação do circuito internacional. E as projecções dos Daltonic Brothers (Paulo Abreu e João Pedro Gomes) com música ao vivo de Vitor Rua.

O vistacurta acontece de 29 de Outubro a 02 de Novembro, oferecendo um olhar sobre filmes recentes, divididos por secções e temas, e obras inéditas que não poderiam ser vistas de outra forma.