“Conversa da Rádio” com João Chaves e Paulo Fragoso dia 19 de Outubro, na Radiolândia – Museu do Rádio

Publicidade

A Radiolândia – Museu do Rádio, localizada na vila de Bustos, vai promover no próximo dia 19 de Outubro, às 21h30, a quinta edição das “Conversas da Rádio”, com entrada gratuita, que desta vez contará com os convidados João Chaves e Paulo Fragoso, duas das mais famosas vozes da rádio nacional.

João Chaves, principal voz do mítico programa de rádio da RFM “Oceano Pacífico”, vem a Bustos recordar as suas memórias e, seguramente, partilhar algumas histórias interessantes por detrás daquele que é um dos programas mais conhecidos e ouvidos de sempre da rádio em Portugal. Com ele, estará também Paulo Fragoso, voz icónica da RFM que, com mais de 25 anos de carreira, se mantém como uma das grandes figuras da rádio portuguesa.

”Conversas da Rádio” é um projecto promovido pelo Município de Oliveira do Bairro por onde já passaram nomes como António Sala, Ruy de Carvalho, João Ricardo Pateiro (TSF), Paulino Coelho (Rádio Renascença), João Janes (TSF) e Teófilo Fernando (TSF) e mais recentemente Nuno Matos (Antena 1).

Esta proposta da Radiolândia – Museu do Rádio, tem por objectivo captar novos públicos para a Rede de Museus de Oliveira do Bairro, através da realização periódica de sessões de conversas informais com algumas das figuras mais importantes da rádio nacional e local, oferecendo ao público algumas das mais marcantes memórias colectivas ligadas à rádio, contadas pela voz dos principais intervenientes.

Sobre a Radiolândia – Museu do Rádio

Inaugurado em 2017, a Radiolândia – Museu do Rádio está instalada junto à antiga Escola Primária da vila de Bustos, no Concelho de Oliveira do Bairro.

O museu surgiu da vontade do Município de Oliveira do Bairro em criar um espaço para albergar e musealizar um rico e vasto conjunto patrimonial, que serve de base a um local totalmente dedicado à temática do rádio, pensado para servir a comunidade, promovendo a cultura e a educação junto de todos os que o visitem.

O museu tem como base a riquíssima colecção privada de Manuel Silva, natural de Bustos, que reúne alguns dos rádios mais raros e importantes do passado século XX, num vasto acervo que engloba também muitos outros aparelhos oriundos de diversas proveniências e diferentes doadores, o que constitui um espólio absolutamente único e de reconhecimento internacional.

O equipamento herdou o nome de Radiolândia, designação da antiga loja de comércio de rádios, propriedade de Manuel Silva, perpetuando a memória de um local que faz parte da história do concelho de Oliveira do Bairro, que tanto contribuiu para o desenvolvimento de Bustos e que nos dias de hoje volta a ganhar vida.

A Radiolândia – Museu do Rádio é um espaço considerado de extrema importância para a promoção cultural e essencial na salvaguarda e valorização do património e história locais, que integra, para além de uma moderna área expositiva, zona de reservas museológicas visitáveis e diversas áreas técnicas.

Em 2018, a Radiolândia – Museu do Rádio foi um dos cinco nomeados para o prémio “Museu do Ano” da Associação Portuguesa de Museologia e recebeu uma Menção Honrosa na categoria “Coleccionador”, premiando, em particular, a extraordinária colecção privada de Manuel Silva.

Horário de abertura:

Segunda a Sexta feira: 10h00-13h00 | 14h00-18h00

Sábados: 14h00-18h00

Domingos e Feriados: Mediante marcação prévia

Bilhetes:

Preço: 2,5€

O mesmo bilhete dá acesso a duas visitas: uma ao Museu de Etnomúsica da Bairrada e outra à Radiolândia – Museu do Rádio.  

As visitas podem ser feitas em dias distintos, em qualquer altura do ano, durante o período de funcionamento de cada museu, sem data limite de validade.

Entrada Gratuita a:

  • Crianças com menos de 12 anos;
  • Utentes provenientes das IPSS do Concelho de Oliveira do Bairro;
  • Alunos dos Estabelecimentos de Ensino do Concelho de Oliveira do Bairro;
  • Parceiros da Rede de Museus de Oliveira do Bairro (doadores e depositantes).

Contactos:

Telefone:  234 732 138

E-mail: radiolandia@cm-olb.pt

Site: http://mmolb.cm-olb.pt

Rua Jacinto dos Louros, n.º 10

3770-013 Bustos – Oliveira do Bairro

REDE DE MUSEUS DE OLIVEIRA DO BAIRRO

A Rede de Museus de Oliveira do Bairro, da responsabilidade e gestão do Município, engloba atualmente o Museu de Etnomúsica da Bairrada, localizado na vila do Troviscal e dedicado à preservação do património cultural bairradino produzido na área musical, e a Radiolândia – Museu do Rádio, sedeado na vila de Bustos, dedicado à temática do rádio, que alberga um espólio absolutamente único e de reconhecimento internacional.

Os dois museus distam entre si cerca de 5 km e podem ser visitados com o mesmo bilhete, adquirido em qualquer um dos dois espaços museológicos.

Acessibilidade

Os equipamentos da Rede de Museus de Oliveira do Bairro são acessíveis a todo o público com necessidades especiais, sejam elas físicas, intelectuais ou sociais.

Parque de Estacionamento

Os dois museus dispõem de parque de estacionamento gratuito para veículos ligeiros e autocarros de passageiros.