Ródão vai ter Centro de Formação Desportiva de Canoagem

Publicidade

Vila Velha de Ródão vai ter um Centro de Formação Desportiva de Canoagem, no âmbito do Desporto Escolar, nas instalações do antigo Centro Náutico.

O projecto, único no distrito, resulta de uma candidatura conjunta da Câmara Municipal e do Agrupamento de Escolas e vai permitir aos alunos do concelho aprenderem e praticarem esta modalidade, de forma pontual ou regular, contribuindo para o seu desenvolvimento e para a valorização do rio Tejo.

O Centro de Formação Desportiva de Canoagem de Vila Velha de Ródão vem juntar-se à rede de 67 Centros de Formação Desportiva que existem no país, dos quais 52 são destinados a actividades náuticas, sete ao atletismo, seis ao golfe e dois à natação.

O objectivo destas estruturas é serem polos de desenvolvimento desportivo capazes de promover modalidades que requerem infraestruturas específicas, não existentes nas escolas, sendo o apoio de outras entidades, como as autarquias, essencial para garantir a sua concretização.

Neste caso, para além de ceder as instalações do Centro Náutico, a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão vai apoiar o funcionamento do Centro de Formação através da cedência de recursos materiais e da disponibilização de um técnico de desporto de apoio ao desenvolvimento do plano anual de actividades.

Após a apresentação da candidatura, em maio, o projecto teve a luz verde da Direcção Geral de Educação/Desporto Escolar em Agosto. Já neste mês de Outubro, no dia 4, as instalações no novo Centro de Formação Desportiva receberam a visita do Coordenador Nacional dos Centro de Formação, do Coordenador Regional do Desporto Escolar, dos Coordenadores Distritais de Castelo Branco e da Coordenadora Centro Formação de Tábua que, juntamente com representantes do Agrupamento de Escolas e autarquia, avaliaram as condições do espaço.

Ao longo do presente ano lectivo, o Centro de Formação Desportiva de Canoagem de Vila Velha de Ródão vai desenvolver actividades de iniciação à canoagem destinadas aos alunos do 3.º e 4.º ano, do 1.º ciclo, e aos alunos do 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico, tendo em vista a formação de uma equipa de canoagem do Desporto Escolar. O objectivo é, no entanto, alargar o leque de actividades à realização de acções de formação de canoagem para professores, ao apoio à leccionação de aulas de canoagem para cursos profissionais ou a realização de iniciativas de canoagem adaptada e de exploração dos recursos naturais, culturais e históricos que se encontram ao longo das margens do Tejo.

Dada a sua localização e enquadramento natural, a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão considera que o concelho reúne todas as condições para o desenvolvimento de desportos náuticos na região interior do país, onde a oferta nesta área é escassa.

“Possuímos um plano de água extenso, com pouca corrente, com grande potencial para a prática e formação na área dos desportos náuticos e realização de eventos desportivos, pelo que o Centro de Formação Desportivo contribuirá para o desenvolvimento da modalidade no distrito de Castelo Branco e no contexto da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, onde não existe uma estrutura semelhante”, destaca o presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira.