Diabetes em Movimento

Publicidade

Arrancou no passado dia 2 de Outubro o Diabetes em Movimento Arcos de Valdevez.

Este programa comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2 é implementado em Arcos de Valdevez numa parceria entre o Município de Arcos de Valdevez, a ULSAM – Unidade Local de Saúde do Alto Minho e o Centro de Saúde de Arcos de Valdevez. A coordenação é realizada pelo Programa Nacional para a Promoção da Actividade Física e pelo Programa Nacional para a Diabetes da Direcção-Geral da Saúde.

As sessões de exercício decorrem às 2ªs, 4ªs e 6ªs no Pavilhão Municipal de Arcos de Valdevez e são monitorizadas por profissionais do exercício físico e por enfermeiros.

As inscrições estão abertas até 31 de Dezembro de 2019, através de referênciação dos médicos de família das unidades de saúde aderentes.

A participação é gratuita!

Este programa de intervenção multi-institucional, multidisciplinar e multicomponente representa um esforço articulado da sociedade para proporcionar uma solução concreta e efectiva de exercício físico para esta população.

A diabetes é um dos principais problemas de sáude pública do nosso país (existem cerca de 1 milhão de pessoas com esta doença crónica em Portugal) e a actividade física é um dos pilares do tratamento – melhorando o controlo metabólico, reduzindo o risco cardiovascular, e aumentando a funcionalidade e a qualidade de vida.