Bolieiro recebe Selecção dos Açores de Futebol de Rua

Publicidade

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada recebeu, esta tarde, a comitiva da Selecção dos Açores de Futebol de Rua, presidida por Paula Silva, Coordenadora do Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil (CDIJ) Perkursos (Kairós).

Deslocou-se aos Paços do Concelho para a apresentação de cumprimentos a José Manuel Bolieiro, na véspera da participação na fase final do torneio nacional, que decorre de 22 a 26 de Outubro, na Horta (Faial).

O edil, que falava na recepção no Salão Nobre dos Paços do Concelho, destacou o importante trabalho desenvolvido pelo Perkursos na promoção do “desporto, da competitividade, da participação e da verdadeira promoção social”.

Um trabalho que, afirmou, merece “a nossa adesão e apoio máximo”, pois “é decisivo na pessoa de cada um e na comunidade”.

O Presidente explicou aos 7 jogadores da Selecção dos Açores de Futebol, aos técnicos e à coordenadora, o simbolismo do encontro de hoje: “significa relação de empatia, cumplicidade e compromisso”, entre o Município de Ponta Delgada e a Kairós.

O facto de ter tido lugar num espaço nobre é, igualmente, indicador da “nobreza de atitude de organização e participação”, afirmou, lembrando que o desporto “ajuda a criar espírito de coesão, de disciplina, de vontade de vencer”.

Bolieiro expressou o desejo de uma boa participação, enaltecendo o trabalho da Kairós e do Perkursos, bem como dos técnicos e dos dois treinadores afectos ao Futebol de Rua.

O Torneio Nacional de Futebol de Rua é uma iniciativa anual. Realiza-se pela primeira vez nos Açores, na Horta, com a participação de 300 atletas de todo o País e 2 equipas internacionais. 

A selecção dos Açores é composta por 6 jogadores de São Miguel e 1 do Faial.

Nos Açores, o Futebol de Rua é promovido pelo CDIJ PerKursos, da Kairós, que, como referiu Paula Silva, apoia jovens  que “precisam de um reforço positivo e o desporto tem ajudado”.

O Projecto Futebol de Rua, iniciado em 2004, pela Associação CAIS, promove a prática desportiva e a sua utilização como estratégia inovadora de intervenção, na promoção da inclusão social