Programação Janeiro 2020 – Museu FC Porto

Publicidade

Dias 1 a 31 – Objecto do Mês: Kimono de Yoseikan Budo – década de 1980
As artes marciais também pertencem ao imaginário ecléctico do FC Porto e a prática de Yoseikan Budo dentro do clube realça, necessariamente, o nome de Alexandre Paiva. O kimono apresentado é uma doação do mestre, que partilhou no universo azul e branco o conhecimento, a técnica e o equilíbrio de uma expressão desportiva concebida, essencialmente, a favor do desenvolvimento intelectual. Em exibição no Hall, área de circulação livre, e com vistas para a riqueza e a diversidade da colecção portista, ‘Objecto do Mês’ coloca a história e o património azul e branco ainda mais ao alcance de todos.

Idades: Todas
Horário: 10H00 – 19H00
Preço: Entrada livre
Local: Hall do Museu

Dias 1 a 31 – “Cintilações: obras maiores do séc. XX português na coleção Ilídio Pinho” – Exposição Temporária – Espaço João Espregueira Mendes
O segundo momento expositivo do Espaço João Espregueira Mendes lança um olhar para a colecção que se desdobra no acervo próprio do Eng. Ilídio Pinho e da Fundação com o seu nome. Trata-se de um apanhado verdadeiramente excepcional de uma a três obras por cada década do século XX português. Da presença fulgurante de Amadeo de Souza-Cardoso a um escultor silencioso, mas referencial, como Manuel Rosa, esta será uma oportunidade única para poder usufruir de trabalhos muito raramente expostos ao público em geral. Localizado no Museu FC Porto, o Espaço João Espregueira Mendes (EJEM) reforça a centralidade do Estádio do Dragão nos segmentos culturais de referência da cidade do Porto. O evento artístico tem curadoria de Miguel von Hafe Pérez e prolonga-se até Fevereiro de 2020.

Idades: Todas
Horário: 10H00 – 13H00 | 14H00 – 19H00
Preço: Entrada livre
Local: Espaço João Espregueira Mendes
Dias 1 a 26 – “Sentir o Oceano” – Catarina Machado – Exposição de Pintura
Catarina Machado inspira-se no mar e explora a pintura em esmalte para transmitir emoções em estado líquido. Dos trabalhos predominantemente azuis e brancos selecionados para esta exposição resultam desafios de contemplação associados à temática marinha. As sensações antagónicas de imersão e emersão encontram-se nas obras apresentadas e trazem ancoradas as experiências da autora que, através da prática do surf, adquiriu uma vivência diária com o mar. Natural do Porto e residente em Miramar (Vila Nova de Gaia), Catarina Machado é licenciada em Arquitectura pela Universidade Lusíada do Porto e completou uma pós-graduação em Arte Contemporânea na Universidade Católica do Porto, entre outros cursos e formações relacionados com as artes. Expõe individualmente desde 1996 e já participou em mais de 200 mostras colectivas, em Portugal e no estrangeiro, recolhendo vários prémios e menções honrosas ao longo do percurso. Com entrada livre, a exposição temporária de pintura “Sentir o Oceano” decorre na Sala Multiusos do Museu FC Porto até 26 de Janeiro de 2020.
Idades: Todas
Horário: 10H00 – 19H00
Preço: Entrada livre
Local: Sala Multiusos

Dias 1 a 6 – Campanha de Natal
O Natal é sempre mais especial no Museu FC Porto, onde o espírito permanente de partilha da história azul e branca também faz magia nesta quadra do ano, levando alegria às famílias e a todos os interessados em descobrir o Coração do Porto. Até ao próximo Dia de Reis, 6 de Janeiro de 2020, os visitantes do Museu FC Porto podem usufruir de uma oferta especial com o pack “4 por 3”. Ao comprar 4 bilhetes para o Tour FC Porto, um deles é oferta, uma vantagem que estará presente, igualmente, na Museu & Tour APP (experiência interactiva). Além disso, se desejar levar uma recordação para casa, pode fazer 4 fotografias no serviço de photomaton, pelo preço de 3. O “4 por 3” é o nosso presente para todos os que querem (re)descobrir, com a família e/ou os amigos, o Museu e o Estádio do Dragão, onde todos os dias do ano bate sempre com força o Coração do Porto.

Idades: Todas
Horários: Tour FC Porto – visitas ao Museu: 10h00 – 19h00; visitas ao estádio: 11H00 I 12H00 I 13H00| 14H00 | 15H00 | 16H00 | 17H00
Preço: Tour FC Porto – consultar tabela geral
Nota – campanha válida até 6 de Janeiro de 2020; os Tour FC Porto estão sujeitos à regra de lotação máxima aplicada a todas as visitas ao Estádio do Dragão; as visitas ao Estádio do Dragão têm horários pré-determinados; visitas ao Estádio não disponíveis em dias de jogo no Estádio do Dragão.

Dia 4 – “Cintilações: obras maiores do séc. XX português na coleção Ilídio Pinho” – Visita Orientada – Espaço João Espregueira Mendes
O segundo momento expositivo do Espaço João Espregueira Mendes lança um olhar para a colecção que se desdobra no acervo próprio do Eng. Ilídio Pinho e da Fundação com o seu nome. Nesta Visita Orientada, o percurso pela exposição temporária faz-se sob a condução de uma perspectiva pedagógica e uma visão especializada, reforçando a importância de uma mostra que representa, também, um apanhado verdadeiramente excepcional de uma a três obras por cada década do século XX português. Da presença fulgurante de Amadeo de Souza-Cardoso a um escultor silencioso, mas referencial, como Manuel Rosa, esta visita é uma oportunidade sensacional de descobrir uma exposição única que reúne trabalhos muito raramente apresentados ao público em geral. Localizado no Museu FC Porto, o Espaço João Espregueira Mendes (EJEM) reforça a centralidade do Estádio do Dragão nos segmentos culturais de referência da cidade do Porto. A exposição temporária tem curadoria de Miguel von Hafe Pérez e prolonga-se até Fevereiro de 2020.

Idades: Todas
Horário: 11H30
Duração: 45 min
Preço: Entrada livre
Local: Espaço João Espregueira Mendes
Nota – necessária inscrição prévia até às 12h00 da 5.ª feira anterior à actividade.

Dia 5 – Música com Dragõezinhos – “Inverno”
Duas sessões de concertos que se realizam na Terra do Dragão, em parceria com a Trupe Sons em Cena. No ambiente rico de “Música com Dragõezinhos”, onde as histórias contadas e os sons são elementos de magia, conhecimento e sociabilização, o grupo artístico conduz uma experiência para todas as crianças até aos 4 anos de idade.

Idades: 0-4 anos
Horários: 10H15|11H30
Duração: 50 min
Preço: 10€ por criança + acompanhante. Acompanhante extra: 2.50€
Sócios: 10% desconto
Local: Terra do Dragão (Serviço Educativo).

Dia 5 – “O Conto dos Reis Magos Pela Ponta dos Dedos” – Oficina Aberta (p/Famílias)
Com a magia da quadra do Natal a prolongar-se até aos primeiros dias do novo ano, a história dos Reis Magos vai juntar crianças e adultos numa oficina aberta na Terra do Dragão. A criatividade e a imaginação fazem parte desta actividade pedagógica e divertida, conduzida pela equipa do Museu e concebida para assinalar de uma forma ainda mais especial o Dia de Reis. Pelas pontas dos dedos, com uns fantoches muito peculiares, vamos conhecer melhor e dar vida à história de Melchior, Gaspar e Baltazar. A participação nesta actividade é livre. O evento é uma organização com a marca distinta do Serviço Educativo do Museu FC Porto.

Idades: Todas
Horários: 15H00-18H00
Preço: Entrada livre
Local: Terra do Dragão (Serviço Educativo)

Dia 7 – “Ser Porto” – Aula/Conferência – c/Prof. Dr. José Neto
No dia em que se assinalam os 35 anos do falecimento de José Maria Pedroto, o legado do jogador e treinador do FC Porto e da Selecção de Portugal é recordado numa aula/conferência do Professor Doutor José Neto, no Museu FC Porto. Destinado a alunos das licenciaturas e mestrados em Desporto do Instituto Universitário da Maia (ISMAI), o evento representa ainda uma homenagem ao ‘Mestre’, imortalizado na história azul e branca, mas também reconhecido na memória do futebol português como um ideólogo do jogo e da comunicação avançado no seu tempo. Considerado uma autoridade na área da metodologia, da psicologia e do treino desportivo, o Professor Doutor José Neto é docente do ISMAI, tendo integrado várias equipas do FC Porto, onde conquistou títulos nacionais e internacionais, além de ter trabalhado com José Maria Pedroto.

Público-Alvo: Especializado
Horário: 14H30-16H00
Local: Auditório Fernando Sardoeira Pinto
Nota – participação sujeita à lotação da sala

Dia 11 – Visita Orientada – Museu FC Porto
A descoberta da história do FC Porto é uma viagem fascinante pelos 126 anos de vida do clube. A memória azul e branca é transversal a três séculos e faz parte da identidade portuense e portuguesa, admirada e procurada em todo o Mundo. Conhecer e interpretar todo o legado portista é sempre uma experiência única e marcante, tornando-se ainda mais exclusiva através desta Visita Orientada, que tem a assinatura de qualidade do Serviço Educativo do Museu FC Porto. A participação é gratuita mediante a aquisição de bilhete Tour FC Porto. Conduzida por um Orientador do Museu, a visita está sujeita a lotação máxima e a pré-inscrição.

Idades: Todas
Horário: 16H00
Duração: 1H15
Preço: Incluído no bilhete Tour FC Porto – consultar tabela geral
Local: Museu FC Porto
Nota – necessária inscrição prévia até às 12h00 da 5.ª feira anterior à atividade.

Dia 13 – Supertaça da UEFA 1987 – Os Jogos do Título (2.ª mão)
A classe de Sousa reforçou a superioridade portista na discussão com os holandeses do Ajax. O jogo do título teve lugar no Estádio das Antas, há 32 anos, e foi em família que o Dragão celebrou a vitória nesta competição europeia, onde nenhum outro clube português foi capaz de alcançar o êxito. Por isso, a Supertaça da UEFA é um troféu que, em Portugal, só pode ser admirado no Museu FC Porto, e neste dia tão especial, descubra a história azul e branca e assista, no Auditório Fernando Sardoeira Pinto, ao jogo da segunda mão da memorável edição de 1987.

Idades: Todas
Horários: 11H00|15H00|17h00
Duração: c. 100 min
Preço: Entrada livre (sujeita à lotação da sala)
Local: Auditório Fernando Sardoeira Pinto

Dia 19 – “Sentir o Azul Profundo Debaixo das Ondas do Mar” – Oficina Criativa (p/Famílias)
A arte de Catarina Machado apresentada em “Sentir o Oceano” (exposição temporária – Sala Multiusos) desperta emoções e inspira a participação nesta oficina. A construção de uma caixa de luz e o uso dos sentidos levam o pensamento a mergulhar no mar da imaginação, desafiando a capacidade criativa de crianças e adultos e promovendo a partilha de sensações, sempre com muita brincadeira à mistura. A actividade, pedagógica e divertida, tem lugar na Terra do Dragão e é um evento que se distingue pela marca de qualidade reconhecida do Serviço Educativo do Museu.

Idades: Todas
Horário: 10H30
Duração: 1H30
Preço: 5€ por criança + acompanhante. Acompanhante extra: 2.50€
Sócios: 10% desconto
Local: Terra do Dragão (Serviço Educativo)
Nota – necessária inscrição prévia até às 12h00 da 5.ª feira anterior à oficina.

Dia 23 – Dar Letra à Música: Janeiro
Janeiro apresenta-se com o álbum “frag.men.tos” (2018), mas há muito mais para descobrir sobre o primeiro convidado de 2020 nas noites de canções, conversa e boa disposição no Museu. Novo talento refinado no Hot Clube De Portugal e na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas em Lisboa, onde estudou Musicologia, Janeiro tinha 20 anos de idade quando gravou, em casa, o EP de estreia “Janeiro” (2015), revelando influências de fado, jazz e R&B electrónica e qualidade para actuar em festivais de referência. Seguiram-se as Janeiro Sessions, com episódios ainda preservados no You Tube e convidados importantes: Miguel Araújo, Salvador Sobral e Ana Bacalhau, por exemplo. O tema “Canção Para Ti” e um convite de Sobral para participar no Festival da Canção da RTP (com o original “sem título”) destacam 2017 como outro ano forte de Janeiro, que se estreia no auditório do Museu antes de a Janeiro Sessions Live Tour o levar à Casa da Música (Porto) – em ambos os espaços, “Solidão” (a bombar na rádio) ou “Preguiça” são hipóteses para escuta ao vivo. Com as perguntas e o humor a cargo a cargo habitual dupla de apresentadores e provocadores, Dar Letra à Música é uma organização do Museu FC Porto, em parceria com a Associação Sótão Paralelo (“Conta-me Histórias”), sujeito à lotação da sala.

Idades: M/6 anos
Horário: 21H30
Preço: Sócios – 5€; Público Geral – 7,50€
Local: Auditório Fernando Sardoeira Pinto

Dias 24 a 31 – “Nesta Casa Mora o Dragão” – Exposição Temporária – Galeria do Centro Multimeios de Espinho
Numa parceria que junta as Filiais e Delegações azuis e brancas e instituições culturais locais, a exposição temporária “Nesta Casa Mora o Dragão” chega agora ao Centro Multimeios de Espinho. A ideia tem a assinatura do Museu e o evento é uma co-organização com a Casa do FC Porto de Espinho – a celebrar 20 anos de existência –, contando também com o apoio da Câmara Municipal de Espinho. A exposição nasce a partir das Reservas do Museu e reúne um conjunto de objectos, documentos e fotografias da colecção do FC Porto, entre outras curiosidades e surpresas, realçando o conceito da Área Temática 28., que procura aproximar ainda mais a história portista de diferentes públicos e territórios. Depois de Marco de Canaveses e Alfândega da Fé, “Nesta Casa Mora o Dragão” pode ser visitada em Espinho a partir do dia 24 de Janeiro. Para todas as idades, a iniciativa prologa-se até ao mês de Fevereiro de 2020, sempre com entrada livre.

Idades: Todas
Horários: segunda-feira – encerrado; terça a quinta – 09h30 – 18h30; sexta – 09h30 – 18h30 / 21h00 – 22h00; sábado, domingo e feriados – 14h00 – 19h00 / 21h00 – 22h00
Preço: Entrada livre
Local: Centro Multimeios de Espinho

Dia 25 – Histórias para Dragõezinhos – “Floco, o Coelho Mágico”
O Floco não é um coelho branco. Aliás, ele pode ser de qualquer cor, pois aprendeu uma magia muito engraçada, que faz abrir a boca de espanto todos os que veem o Floco a actuar. A história deste mês é mais uma aventura cheia de peripécias e muitas brincadeiras para descobrir sob a batuta engenhosa, performativa e mágica de Rui Ramos, que vai revelar o mundo de encantar saído do seu, nosso, ‘Baú do Contador’. Neste universo fabuloso, até os adultos se divertem a valer!

Idades: 3-10 anos
Horário: 16H00
Duração: 50 min
Preço: 5€ por criança + acompanhante. Acompanhante extra: 2.50€
Sócios: 10% desconto
Local: Terra do Dragão (Serviço Educativo)