O Convidador de Pirilampos: espetáculo para crianças no Teatro Virgínia

Publicidade

O Convidador de Pirilampos, com encenação de António Jorge Gonçalves, sobe ao palco do Teatro Virgínia no dia 15 de Fevereiro, sábado, a partir das 11h. O espectáculo destina-se a crianças a partir dos 6 anos e os bilhetes têm o custo de 3€.

Como é que as imagens de um livro podem ganhar vida num palco? O Convidador de Pirilampos começou por existir nas palavras do escritor angolano Ondjaki e nos desenhos do ilustrador, cartoonista e performer visual António Jorge Gonçalves. Juntos, já nos haviam oferecido o livro «Uma Escuridão Bonita», título que encontra um eco em O Convidador de Pirilampos, história, também ela, «sem luz eléctrica», vizinha dos mistérios da natureza e do humano, da luz e da noite, do medo e do espanto.

Agora, e num palco perto de nós, vamos ver e ouvir um menino que gostava de passear na Floresta Grande, «mesmo quando já fazia quase-escuro». É um menino muito curioso, que gosta de cientistar coisas, verbo que designa o que os cientistas e os inventores e as crianças fazem. Este menino inventou, por exemplo, um «aumentador de caminhos» e um «convidador de pirilampos». E, de caminho, vai aprender a ser amigo do escuro.