Dia Internacional dos Museus

Publicidade

Comemora-se dia 18, sexta-feira, o Dia Internacional dos Museus. De norte a sul são várias as atividades promovidas pelos museus e municípios para assinalar a data.
Este ano, o Dia dos Museus tem como tema “Museus num mundo em mudança: Novos desafios, novas inspirações”, desafiando os espaços a adaptar-se com criatividade às mudanças globais.

Os museus do município de Fafe terão entrada livre, estando previstas outras atividades paralelas. O Museu do Automóvel irá promover um atelier de pintura e expressão plástica. O Museu Hidroelétrico de Santa Rita convida o visitante a uma viagem, à história da chegada da luz elétrica à vila. No Museu da Imprensa estará patente a exposição “Século XIX – Século XX – A publicidade na imprensa local”.

Em Tavira as entradas no Palácio da Galeria e nos Núcleos Museológicos são gratuitas. Está também prevista a inauguração de uma exposição alusiva ao período islâmico e a realização do concurso de fotografia “De olho no Museu”.

A assinalar a data, a Rede de Museus do Distrito de Beja lança o Passaporte Cultural. O Passaporte será distribuído nos museus aderentes da Rede e permitirá um desconto de 50% na aquisição de um ingresso para os museus.

Em Serpa, o Museu Etnográfico convida a conhecer os ofícios tradicionais de cadeireiro, ferrador, oleiro e sapateiro.

O Museu Municipal de Esposende comemora a data através da realização de visitas guiadas às exposições e à zona ribeirinha da cidade. As visitas são gratuitas, mas carecem de marcação.

Em Pombal, o Museu de Arte Popular Portuguesa apresenta aos seus visitantes o conto infantil “O Segredo do Museu”, que promete uma viagem pelo mundo da fantasia.

Na cidade de Setúbal, a Casa Bocage promove visitas à exposição “As Sete Musas de Bocage” e o visionamento de imagens sobre Setúbal do século XX. Em Azeitão, o Museu Sebastião da Gama recebe a atuação do Grupo Coral da Universidade Sénior de Azeitão. O Museu de Arqueologia e Etnografia oferece aos visitantes os ateliers, visitas guiadas e o visionamento do filme “A Gruta dos Sonhos Perdidos”.

Entradas livres, exposições, ateliers, música, visitas guiadas, filmes, etnografia são os ingredientes que os museus portugueses oferecem para comemorar o Dia Internacional dos Museus.