Ciclismo: Volta ao Alentejo em destaque

Publicidade

Os próximos dias vão ficar marcados pela realização da 32ª Volta ao Alentejo, de 26 a 30 de março, e pelo arranque da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico, no dia 30 de março, em Marrazes.
A modalidade de ciclismo vai ficar marcada nos próximos dias pela realização da 32ª Volta ao Alentejo, a ter lugar de 26 a 30 de março, e pelo arranque da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico, no dia 30 de março, em Marrazes.

A “Alentejana” é composta por 896,8 quilómetros, distribuídos por cinco etapas, e conta com a participação de 18 equipas, oito das quais estrangeiras. A primeira etapa termina em Marvão, depois de percorridos 167 quilómetros desde Castelo de Vide.

No segundo dia da prova a caravana vai percorrer 192,7 quilómetros desde Sousel até Montemor-o-Novo. A meta vai estar instalada junto ao castelo, coincidindo com uma contagem de montanha de quarta categoria. A terceira viagem é a mais extensa da “Alentejana”, com 205 quilómetros entre Redondo e Mértola, com uma subida de quarta categoria pelo caminho, espicaçando a luta pela classificação de melhor trepador.

Ao quarto dia de competição, os corredores vão pedalar ao longo de 159,2 quilómetros, unindo Odemira a Santiago do Cacém, sendo que a meta vai corresponder a um prémio de montanha de quarta categoria. A última etapa tem 172,9 quilómetros, levando o pelotão desde Alcácer do Sal até à Praça do Giraldo, em Évora.

No dia 30 de março, destaque para a realização da primeira etapa da Taça de Portugal de XCO Liberty Seguros, em Marrazes, no concelho de Leiria, e para o primeiro Encontro Inter-Regional de Escolas da Zona B na vertente de BTT.

A prova de XCO conta já com mais de 330 inscritos, entre os quais quatro paraciclistas. A primeira corrida, juntando masters, paraciclistas e promoção, vai ter lugar a partir das 10:00 horas. Pelas 12:30 horas competem as femininas e os cadetes masculinos. Os corredores de elite, sub-23 e juniores, vão disputar a prova a partir das 15:00 horas. Por fim, o Encontro de Escolas, para o qual estão inscritos 250 crianças, inicia-se pelas 10:00 horas.