Passadiços do Paiva vencem World Travel Awards

Publicidade

Os Passadiços do Paiva voltaram a brilhar na gala dos World Travel Awards europeus. Pelo terceiro ano consecutivo, foram escolhidos como “Melhor Projecto Europeu de Desenvolvimento Turístico” e “Melhor Atracção Turística Europeia de Aventura”. Nesta última categoria, os Passadiços ganharam a Chamonix, na região alpina do Monte Branco, e o Monte Cervino, nos Alpes suíços.

A gala tomou lugar no passado dia 30 de Junho em Atenas, na Grécia, e foi a segunda numa série de onze distribuídas por zona geográfica que galardoam os melhores pontos de turismo mundiais.

Os famosos Passadiços, situados no concelho de Arouca, em Aveiro, são constituídos por 8 quilómetros ao longo do Rio Paiva, com passagem pelas praias fluviais do Areinho e de Espiunça. Inaugurados em 2015, a beleza natural dos Passadiços, com pontos de interesse geológico e arqueológico, tem atraído turistas portugueses e internacionais.

Por ser um percurso diverso e de nível de dificuldade alto, os Passadiços do Paiva têm ganho crescente projecção no sector do turismo desportivo, ao ponto de em 2016 a venda dos bilhetes ter sido limitada, para prevenir danos estruturais.

Os Passadiços do Paiva são considerados Património Geológico da Humanidade pela UNESCO. Em 2017 reabriram após um incêndio que destruiu parte da plataforma de madeira no verão de 2016.

Os “Óscares do Turismo”

Para a Presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, este prémio é uma oportunidade que claramente coloca os Passadiços “no Olimpo do turismo de aventura”. Margarida Belém é também Presidente da Associação Geoparque de Arouca, e atribui a vitória dos Passadiços à estratégia arrojada e diferenciadora da autarquia.

Criados em 1993, os World Travel Awards são conhecidos como os “Óscares do Turismo”. A eleição dos vencedores resulta de uma votação compartilhada entre um público anónimo e profissionais, atribuindo anualmente selos de qualidade a projectos de turismo em todo o mundo.

A próxima cerimónia dos World Travel Awards acontece a 1 de Dezembro, em Lisboa.