Chaves acolhe Encontro de Fronteira sobre jovens e percursos educativos

Projecto GROW.UP é desenvolvido pela Universidade do Porto e será apresentado na cidade flaviense em Junho.

Publicidade

A cidade de Chaves vai acolher o primeiro Encontro de Fronteira, uma iniciativa organizada pela Universidade do Porto, em colaboração com o município flaviense, que terá lugar dia 6 de Junho, no Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso.

Desenvolvido pelo Centro de Investigação e de Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da U.Porto, este encontro pretende constituir-se como uma oportunidade de diálogo entre a equipa de investigação, as pessoas e organizações que têm contribuído para o desenvolvimento do projecto no terreno, nomeadamente escolas e municípios.

Será o momento para apresentação dos resultados decorrentes do tratamento, análise e interpretação de dados inerentes ao Projecto GROW.UP, sobre jovens a crescer em regiões de fronteira.

Algumas das temáticas a abordar neste encontro são as aspirações; os factores que promovem sentimentos de pertença às suas regiões; a contribuição das escolas, municípios e comunidades para políticas juvenis e educativas, que respondam a prioridades juvenis globais e regionais; abordagens de resiliência que podem ser inspiradoras para agendas e políticas que integrem visões e participação de jovens, entre outras.

Os interessados em participar neste encontro poderão efectuar as inscrições em https://growup.up.pt ou através do contacto grow.up@fpce.up.pt

PROGRAMA

09h00 Abertura do Secretariado 09h30 Sessão de Abertura 10h00 Sessão 1 | Quem são os/as jovens a crescer em regiões de fronteira? 11h15 Coffee Break 11h45 Sessão 2 | Escolas com abordagens resilientes: indicadores e estratégias 12h45 Almoço livre 14h30 Sessão 3 | O que pensam os/as jovens sobre o seu futuro? – Aspiração e Expectativas 15h30 Coffee Break 15h45 Sessão 4 | Jovens em comunidades com abordagens resilientes: Construção de sentimentos de pertença 16h45 Sessão 5 | Que retrato de jovens nos dão as políticas? – Perspectivas a partir de lugares de decisão local, nacional e europeu 17h45 Sessão de Encerramento