Setúbal dinamiza a 17.ª edição da Festanima

Publicidade

Festa do movimento associativo da freguesia de São Sebastião, anima as Escarpas de Santos Nicolau entre os dias 5 e 14 de Julho.

Música, gastronomia, exposições, divertimentos e um fogo de artifício no último dia, à meia-noite, marcam o programa do certame, organizado pela Associação de Festas Populares de São Sebastião com os apoios da Câmara Municipal de Setúbal e da Junta de Freguesia.

“A associação é composta por colectividades da freguesia, o que faz desta festa a única do concelho organizada pelo movimento associativo. Isto dá-nos um grande orgulho”, sublinhou o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, na apresentação do evento, que decorreu ontem, ao final da tarde, na sede da junta

Também o vereador da Cultura do município, Pedro Pina, destaca as características singulares do evento, que “cumpre bem a função de dar espaço a homens e mulheres para construírem momentos de cultura e de festa”.

O autarca, para quem a Festanima “é um momento ímpar que acrescenta valor à tradição popular”, acredita no sucesso de mais uma edição da festa e realça o “trabalho árduo” desenvolvido pela comissão organizadora para levar por diante “esta grande empreitada”.

Tendo em conta a importância do certame, a Junta de Freguesia de São Sebastião tem realizado “um conjunto de investimentos significativos para o tornar cada vez mais autónomo, com a aquisição de equipamentos que antes eram alugados ou emprestados, como palco, mesas, bancos e vedações”, frisa Nuno Costa.

Além disso, “nos últimos seis anos, a comparticipação financeira da junta aumentou de 1500 para 6 mil euros”, conclui.

A presidente da Associação de Festas Populares de São Sebastião, Madalena Lopes, agradece o apoio das autarquias e lança o convite para a 17.ª edição da Festanima.

“Tenho a certeza de que vai ser um sucesso. Está tudo preparado para isso. Não percam a animação, que encerra com um grande fogo de artifício.”

A funcionar às sextas e sábados, das 17h00 à 01h00, e de domingo a quinta-feira, das 17h00 às 24h00, a Festanima proporciona dez dias de animação, num local com vista privilegiada para observação do Sado e da cidade, em que a gastronomia assume particular destaque.

Dez associações dinamizam as tasquinhas onde é possível degustar vários petiscos, entre as habituais carnes grelhadas no carvão e servidas no pão e um leque variado de sabores do mar.

O certame inclui um programa de animação, com música popular e bailes.

A abertura, no dia 5, conta com a actuação da cantora setubalense Bruna Guerreiro, seguida de baile animado pelos Irmãos Cabanas. No dia seguinte, 6, é a vez de Luís Portela subir ao palco do evento, numa noite que, mais uma vez, termina com baile animado por Luís Rosa. Os espectáculos, em ambos os dias, têm início às 21h30.

No dia 7, o certame apresenta danças de salão pela União Setubalense, a partir das 21h00, seguida de música com Rikardu e Backing Vocals.

No dia 8, João Tendeiro anima o baile, a partir das 21h30, e a 9, à mesma hora, o cantor Alex sobe ao palco, numa noite que termina novamente com baile dinamizado por Alfa Trio.

A música de João Carlos anima o baile no dia 10, às 21h30, e a 11 há uma aula de zumba, a partir das 20h30. Segue-se novamente baile com Opção 4.

No dia 12, a animação musical está a cargo de Nuno Miguel e Henrique, às 21h30, e a 13, a partir das 21h00, o certame recebe “A Revista vem ao Bairro Santos Nicolau”, do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, e música com o conjunto típico Os Massacotes.