O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta Comemorações de Jorge de Sena

Publicidade

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta, no âmbito das Comemorações de Jorge de Sena, sábado, 2 de novembro, pelas 15h00, uma sessão de cinema com o filme “Sinais de Fogo”, de Luís Filipe Rocha, que contará com a presença do realizador, e, sexta-feira, 15 de novembro, pelas 21h30, “Correspondências”, de Rita Azevedo Gomes.

SINAIS DE FOGO

Sinopse: Portugal, Julho 1936. A ditadura de Salazar está consolidada e controla totalmente o país. Um grupo de adolescentes passa as suas férias de Verão na Figueira da Foz. Do outro lado da fronteira começou a Guerra Civil da Espanha e, apesar da distância, a sua violência vai repercutir-se na vida destes jovens, lançados num turbilhão de intrigas políticas e paixões desencontradas que marcará tragicamente a sua passagem à idade adulta.

Realização: Luís Filipe Rocha

Intérpretes: Diogo Infante, Ruth Gabriel, Marcantonio Del Carlo

Género: Drama, Romance

Origem: Portugal, 1995

Duração: 1h41

M/12

Sessão com a presença do realizador

CORRESPONDÊNCIAS

Sinopse: Filme inspirado nas cartas trocadas entre dois poetas maiores da língua portuguesa, Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena, durante os anos de exílio deste último (1957-78). A correspondência entre Sophia e Jorge de Sena, que foi editada em livro em 2005, é um testemunho da forte e profunda amizade entre estes dois poetas, mas é também marcada pelo sempre presente peso da censura e da situação política em Portugal naquela época. Simultaneamente, o filme procura correspondências com as nossas próprias vidas, ficcionando sobre as ligações e correntes que nos mantêm juntos.

Realização: Rita Azevedo Gomes

Género: Documentário

Origem: Portugal, 2016

Duração: 2h25

M/12