Mostra de Doçaria de Alcáçovas comemora 20 anos

Publicidade

Doceiras de vários pontos do país mostram de 6 a 8 de Dezembro, em Alcáçovas, o melhor da doçaria conventual e palaciana, na 20ª edição da Mostra de Doçaria promovida pelo Município de Viana do Alentejo em parceria com a Junta de Freguesia de Alcáçovas.

Num fim de semana recheado de várias iguarias, o Bolo Conde de Alcáçovas, o Bolo Real, as Sardinhas Albardadas e os Amores de Viana são os reis de um certame que já se afirmou como um dos eventos de inverno da região que atrai cada vez mais visitantes.

Pelo 8º ano consecutivo a Mostra apresenta o Concurso de Doçaria Conventual e Palaciana promovido pela Junta de Freguesia de Alcáçovas que pretende sensibilizar para a importância da divulgação e preservação da doçaria tradicional portuguesa, respeitando a genuinidade de cada doce apresentado, com a atribuição de prémios aos melhores doces a concurso.

Esta 20ª edição vai contar também com várias sessões de showcooking para adultos com a presença do Chef Vítor Costa, do Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora, e de doceiras do concelho, nomeadamente a Casa Maria Vitória e a Padaria do Ernesto.

Para além dos doces, as estrelas do certame, o Município de Viana do Alentejo preparou também um programa cultural que abarca dança, cante alentejano que comemora o 5º aniversário da classificação como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, fado com Cláudia Picado e Lúcio Bamond, e o espectáculo musical com a Banda Par ou Ímpar.

Em termos desportivos o destaque vai as diversas actividades promovidas por associações e entidades locais e regionais como a “Doce Caminhada”, o Passeio a Cavalo e ainda o XXI Critério de Corta Mato Paulo Guerra.

O certame que decorre no Largo da Gamita, em Alcáçovas, pode ser visitado dia 6, a partir das 19h00, dias 7 e 8, a partir das 14h00. A Mostra encerra às 24h00, com exceção do último dia, em que fecha as portas às 20h00.