Presépio com figuras em tamanho real há duas décadas nas ruas de Monsaraz

Publicidade

O presépio com figuras em tamanho real vai celebrar duas décadas nas ruas de Monsaraz. A inauguração desta edição comemorativa do presépio decorreu no dia 1 de Dezembro, às 15h, junto à Porta da Vila, com a actuação do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz.

Até ao dia 6 de Janeiro, quem percorrer as ruas da vila medieval pode passear ao lado das figuras do presépio, como os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira, que se dirigem para junto da Virgem Maria, São José e o Menino Jesus, que estão colocados no Castelo. O presépio de rua de Monsaraz é um projecto concebido há 20 anos pela escultora Teresa Martins, que também vai estar presente na inauguração, e apresenta 46 figuras em tamanho real. As esculturas estão feitas em ferro e rede recobertas por panos impermeabilizados de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases, têm as caras e as mãos feitas em cerâmica e estão iluminadas durante a noite.

A programação do Natal das Freguesias integra também a festa de Natal dos seniores da freguesia de Monsaraz, no dia 15 de Dezembro, pelas 13h, no Centro Cultural da Barrada. A vila medieval vai receber no dia 21 de Dezembro, às 17h, o tradicional Cante ao Menino, na Igreja de Nossa Senhora da Lagoa, com as participações do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, Grupo Coral As Margaridas de Peroguarda, Manuel Sérgio e José Farinha. O Cante de Reis, igualmente com a actuação do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, realiza-se no dia 5 de Janeiro, a partir das 19h, pelas ruas da vila medieval.

Em Reguengos de Monsaraz, o Natal das Freguesias está presente no dia 16 de Dezembro no Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz pelas 10 horas.

Neste dia haverá também espectáculos de magia no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz (14h) e no dia seguinte no Lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva (10h) e no Solar de São Lucas (14h). O Cante ao Menino com a participação do Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz realiza-se no dia 26 de Dezembro na Ermida de Nossa Senhora da Caridade (19h30) e no dia seguinte na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Perolivas (19h), e na Igreja Matriz de Reguengos de Monsaraz (20h).

A banda filarmónica vai desfilar no dia 14 de Dezembro, pelas 16h, em Santo António do Baldio. No dia 22 de Dezembro, pelas 18h, realiza-se a Festa de Natal da Sociedade Filarmónica Corvalense na Sociedade União e Progresso Aldematense.