Jornadas Internacionais de Arqueologia decorrem em Palmela: inscrições abertas

Publicidade

Já estão abertas as inscrições para participar nas Jornadas Internacionais Terra, Pedras e Cacos do Garb al-Andalus que, de 23 a 25 de Janeiro, vão reunir em Palmela várias dezenas de arqueólogas/os, historiadoras/es e investigadoras/es de arqueociências. A organização é da Câmara Municipal de Palmela e do Campo Arqueológico de Mértola, com coordenação científica a cargo do Grupo CIGA – Cerâmica Islâmica do Garb al-Andalus.

12 anos depois da formação do Grupo CIGA e 20 anos depois da publicação de “Portugal Musulman”, de Christophe Picard, esta iniciativa pretende relançar o debate sobre os estudos do período islâmico em Portugal. Conhecer o muito que se tem feito a nível nacional no campo da arqueologia do período medieval islâmico e perceber o contributo dessas novas descobertas e investigações para a construção do conhecimento histórico são os principais objectivos destas Jornadas.

O programa abre com uma evocação de Christophe Picard e vai integrar quatro sessões temáticas, no Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela: “Revelações e novas abordagens sobre o Garb no século XXI”, “Arqueologia preventiva: transformar salvaguarda em conhecimento do Garb al-Andalus”, “O Garb e o Mediterrâneo” e “Da história à arqueologia e da arqueologia à história do Garb al-Andalus”. A tarde de dia 25 de Janeiro será dedicada a visitas de estudo a sítios arqueológicos de Lisboa.

A inscrição é gratuita e deve ser efectuada até ao dia 21 de Janeiro, preenchendo a ficha de inscrição disponível em www.cm-palmela.pt e enviando-a para os endereços de e-mail patrimonio.cultural@cm-palmela.pt e ciga.portugal@gmail.com. A disponibilidade de transporte para as visitas é limitada ao número de lugares do autocarro e a inscrição nas visitas e no almoço (com um custo de 15€) é também limitada, por ordem de recepção. Serão entregues certificados de participação.

Mais informações através do Secretariado das Jornadas, a funcionar na Divisão de Bibliotecas e Património Cultural do Município de Palmela: Largo do Município, 2954-001 Palmela, 212 336 640 ou patrimonio.cultural@cm-palmela.pt.