“O Grão à Mesa” Exposição de pintura de Natércia D’Almeida

Publicidade

Da metamorfose implícita desde o ato de colher o grão até ao comer do pão, há um conjunto labores e sabores que nos deliciam. De modo muito semelhante acontece a metamorfose do grão de carvão, do pigmento de tinta, do recorte…ao serem fixados na tela por Natércia de Almeida. Fruto seu intenso e genial labor criativo, pelas mesmas suas mãos, é-nos oferecida nesta exposição um entendimento sublime entre o real e o abstracto numa dimensão pictórica de rara beleza que nos fascina.

Natércia, natural de Santarém, reside actualmente na área de Lisboa.

Autodidacta em pintura. Frequentou o curso de desenho e pintura a aguarela e óleo na UITI-Universidade Internacional para a Terceira Idade em Lisboa no ano 1986-87.

Inicia o estudo ao azulejo, em 1993, na Oficina 59, desenvolvendo-o posteriormente na Oficina Cântaro, em Oeiras, e Fábrica Sant’Ana, em Lisboa.

Frequentou o Curso de Arte e Cultura no período Joanino na Galeria de Pintura do Rei D. Luís – Palácio da Ajuda, em 1995.

Frequentou o Curso de Gravura na Galeria Diferença, 2007-2008. Presentemente frequenta o Curso de Gravura na Galeria Ponto de Luz.

Publicou o livro de poesia Pintar as Palavras, Câmara Municipal de Santarém, 1993 e participou na publicação VIOLA DELTA XXX – Livro Colectivo – Poemas sobre o Pai, Edições Mic.

Realizou a ilustração do conto História de uma mãe, no Livro de Contos de Hans Christian Andersen, 2008.

Desde 1989, tem apresentado os seus trabalhos com regularidade em exposições individuais e colectivas, em vários espaços, dos quais se destacam: Biblioteca Nacional, Museu Municipal Amadeu de Sousa Cardoso, Museu do Trabalho Michel Giacometti, Galeria Corrente d’Arte, Galeria Diferença e Atelier Ponto de Luz.