Semana Internacional de Piano de Óbidos 2018

Publicidade

Óbidos é mais uma vez a cidade da música e capital do piano. De 25 de Julho a 11 de Agosto, a Semana Internacional de Piano de Óbidos reúne jovens e adultos dedicados à arte de tocar piano, convidando o público a fazer parte das aulas e concertos.

A Semana Internacional de Piano de Óbidos é um festival com uma forte componente pedagógica, onde estudantes e profissionais de todo o mundo se encontram para partilhar os seus conhecimentos.

O público pode assistir às aulas e usufruir de concertos dados quer pelos alunos, quer por artistas renomados como António Victorino d’Ameida, Olga Prats, e Jun Kanno. Boris Berman, Josep Kolom, Artur Pizarro, Jula Margulis e Manuela Gouveia não só também fazem parte do cartaz, como vão ser ainda os professores que orientam as masterclasses.

Os cursos decorrem no Auditório Municipal da Casa da Música, na Casa da Barbacam e na Igreja da Misericórdia, enchendo a vila de Óbidos com música clássica todos os dias. Os programas dos concertos abrangem obras do repertório musical de todas as épocas, com a preocupação de focar artistas portugueses. Nesse sentido, o Festival também promove o concurso “ACIM“, que premeia a melhor interpretação de uma obra de um compositor nacional.

Para além dos cursos de formação e dos concertos, a Semana Internacional de Piano de Óbidos de 2018 acolhe a exposição “Sem fonia, à procura da harmonia“, da autoria do pintor António Canavarro.

Homenagear a Música Clássica

A Associação de Cursos Internacionais de Música foi a responsável por criar, em 1996, a Semana Internacional do Piano de Óbidos. Desde então, a vila tem sido a anfitriã de um evento com vários talentos musicais de todo o mundo, onde a palavra de ordem é aprender.

Em parceria com a RDP/Antena 2, a organização criou em 2005 o “Prémio Antena 2” , que atribuiu aos vencedores um concerto gravado em directo na série “Concertos abertos “ da Antena 2.

Este ano, a Semana Internacional de Piano de Óbidos homenageia o compositor Claude Debussy, dado ser o centenário da sua morte. Também o pianista e compositor português José Vianna da Motta será relembrado naquele que é o ano em que se assinalam os 150 anos do seu nascimento.

A informação detalhada sobre a Semana Internacional de Piano de Óbidos está disponível no site oficial.