Publicidade

Viseu viaja, pela primeira vez, até à Feira Internacional de Turismo (FITUR), que decorre em Madrid entre os dias 23 e 27 de Janeiro, para promover em stand próprio os seus atributos turísticos no mercado ibérico.

A presença é organizada pelo Município de Viseu, em conjunto com a VISEU MARCA, e contará com uma agenda de programação recheada de demonstrações, experiências e atitude.

A Feira de São Mateus, a grande feira popular de Viseu, conhecida e apreciada pelos visitantes espanhóis, será uma das porta-bandeiras nesta promoção turística da cidade e da região.

Os temas da Cultura, Lifestyle e Gastronomia dão, ainda, o mote a várias actividades diárias, como provas gastronómicas, apresentação de roteiros turísticos e da agenda anual de eventos da cidade, animações musicais e de magia, entre outras.

O Diretor da VISEU MARCA e Vereador da Cultura, Património, Turismo e Marketing Territorial, Jorge Sobrado, revela que “Uma das propostas para os visitantes da FITUR é conhecerem ‘Viseu num minuto’, através de um filme promocional inédito que apresenta Viseu como destino autêntico de bem-estar, património e gastronomia. ‘Viseu Sabe Bem’ é o mote adoptado”.

A proximidade geográfica, as boas acessibilidades e a oferta turística variada de Viseu ao nível do Património, Cultura, Vinhos & Gastronomia são alguns dos factores que favorecem a promoção da cidade no mercado espanhol.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, “são objectivos desta presença pioneira reforçar o posicionamento e a notoriedade de Viseu no mercado turístico ibérico e, por outro lado, avaliar o potencial estratégico daquela que é a maior e mais influente feira de turismo de Espanha”.

De acordo com os dados estatísticos de 2017, o mercado espanhol representa 7% do total dos turistas de Viseu e quase 25% do total (1/4) dos excursionistas estrangeiros no destino.

No mesmo ano, é de realçar que Viseu superou o indicador das 200 mil dormidas e terá, em 2018, alcançado uma procura turística próximo das 250 mil.

O Embaixador de Viseu para a Gastronomia, o Chef Diogo Rocha, é uma das presenças já confirmadas neste grande evento. Juntam-se-lhe diversos parceiros institucionais e empresariais.

Em Março, Viseu marcará presença, pelo quarto ano consecutivo, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, onde defende o estatuto de Melhor Stand Público – Programação, alcançado em 2018, ano de “Viseu, Cidade Europeia do Folclore”. A Viseu Marca será uma vez mais parceira do Município nesta presença.