Festival Internacional de Literatura e de Língua Portuguesa – Lisboa Cinco L” Câmara Municipal de Lisboa

Publicidade

José Pinho foi o autor da proposta escolhida pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) no âmbito do concurso público realizado para a Direcção Artística do Festival “Lisboa Cinco L”, e a quem caberá a programação e a coordenação geral deste evento de dimensão internacional, que visa celebrar a Língua, os Livros, a Literatura, as Leituras e as Livrarias em Lisboa.

Criador, director, curador e coordenador dos festivais literários “FOLIO Festival Literário Internacional de Óbidos” e “Latitudes: Viagens e Viajantes”, José Pinho desempenhou também funções de livreiro e editor. Foi cofundador da “Ler Devagar”, projecto que teve início no Bairro Alto e que, durante os últimos 20 anos passou por seis espaços na cidade de Lisboa, sendo o último a LX Factory. Foi também o responsável pela instalação das livrarias de Óbidos no âmbito do projecto “Óbidos Vila Literária”, cofundador da Nouvelle Librairie Française de Lisboa e sócio-gerente da Ferin, livraria histórica situada também na capital. Instalou as Livrarias de Portugal País Convidado nas Feiras do Livro de Sevilha e de Madrid, em Espanha, e de Guadalajara, no México, e participou em festivais literários e conferências internacionais em vários países por todo o mundo, como Espanha, Itália, França, Brasil, Canadá, Austrália, entre outros.

A primeira edição do Festival “Lisboa Cinco L” decorre já em 2020, entre 5 e 10 de maio – o primeiro dia coincide com a data escolhida pela UNESCO para assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, que este ano se celebra pela primeira vez.

A programação do “Lisboa Cinco L” abrangerá diversas expressões artísticas, e vai distribuir-se por diferentes espaços da cidade, desde bibliotecas e teatros municipais a cinemas, livrarias e cafés, entre outros.