Ilhéu de Vila Franca do Campo
Dotado de uma beleza sem igual, o Ilhéu de Vila Franca do Campo situa-se a cerca de um quilometro da costa, é daqueles lugares que merecem mesmo ser visitados pois só por lá é que se consegue ter a noção de quanto é magnifico. É considerado um pequeno paraíso e assume-se como uma das principais atracções turísticas da ilha de São Miguel.
Na verdade, existem dois ilhéus, o Grande e o Pequenino situado a nordeste do primeiro, ambos assim chamados em função do seu tamanho. Este soberbo monumento natural é resultado da cratera de um antigo vulcão submerso, as paredes do ilhéu estão revestidas por vegetação endémica e no interior formou-se uma bela piscina natural que comunica com o mar por uma estreita passagem e a sul, dois rochedos vulcânicos corroídos por acção do mar e vento servem de abrigo a inúmeras aves marinhas. Tanta riqueza num só espaço levou à sua classificação como reserva natural.
Durante os meses de Verão existe um serviço regular de barco que liga Vila Franca do Campo e o ilhéu, o espaço possui uma deslumbrante praia que convida a relaxantes mergulhos nas suas águas cristalinas.