XIII Feira dos Petiscos em Ponte de Lima

Publicidade

De 9 a 11 de Agosto, a Feira dos Petiscos está de volta a Ponte de Lima, para a sua 13ª edição. O evento tem matriz portuguesa, para ver, admirar e degustar.

Quer para almoços fora de horas, como para lanches mais caprichados, a Feira dos Petiscos respeita o “receituário” do vale do Lima, cuja longevidade é de louvar. Nele impera a simplicidade e a qualidade dos produtos, mostrando que nem só de vinhos verdes é feita a fama de Ponte de Lima.

De mesa posta no Pavilhão de Feiras e Exposições, as referências incontestáveis da cozinha tradicional limiana, estão “à prova”.

Opções simples, da terra, com base nos petiscos, celebram a variedade gastronómica da Vila mais antiga de Portugal.

Neste que é um dos maiores polos gastronómicos do país, o arroz de sarrabulho, o arroz de lampreia, e o bacalhau de cebolada, sabem a tradição.

Também o célebre bacalhau frito, as pataniscas, os bolinhos de bacalhau, as sardinhas escabeche, os rojões, o pernil de porco, o chouriço assado em aguardente, a feijoada e o caldo verde, não passam despercebidos, durante três dias.

A Feira que surge por iniciativa do Município em parceria com os Grupos de Folclore do Concelho, faz-se acompanhar de um programa “paralelo” ao gastronómico, em que o Folclore e as Rusgas não poderiam faltar.

A entrada no recinto do evento que anualmente acolhe milhares de visitantes nacionais, e da vizinha Galiza, é gratuita, estando a inauguração oficial agendada para as 20h00 de sexta-feira, dia 9 de Agosto.