Música e folclore animam Esposende em Agosto

Publicidade

O Largo dos Bombeiros, em Esposende, vai ser palco de um conjunto de manifestações culturais, durante o mês de Agosto. No âmbito do programa Esposende Verão 2019, o Município vai proporcionar vários concertos musicais com associações musicais concelhias e um Festival Internacional de Folclore. Todos os espectáculos estão agendados para as 22h00 e têm entrada livre.

Hoje, 2 de Agosto, a Banda de Antas apresenta o concerto “Hollywood

Music Experience”, que irá revisitar os grandes temas que têm marcado o cinema de Hollywood. A música de Indiana Jones, Senhor dos Anéis, Pirata das Caraíbas ou de séries como Game of Thrones são alguns dos temas que serão interpretados nesta noite de verão, ao mesmo tempo que, em ecrã gigante, passam os melhores momentos dos respectivos filmes. Para além da música, junta-se ao espectáculo a Academia de Bailado de Esposende e os cantores Bel Viana e Pedro Cardante.

“Variações a partir de um coração” é o espectáculo que o Quarteto Contratempus vai apresentar no dia 3 de Agosto, sábado.

Este é um espectáculo plural e aberto, onde as referências à música tradicional são um idiomático ponto de partida para percursos multidirecionais, explorando espaços e movimentos, texturas e cores, tempos e lugares.

A construção deste mosaico, plural e multifacetado, simboliza também a celebração do encontro de quatro artistas do norte que há já dez anos se dedicam à interpretação e divulgação de obra musical de autores portugueses.

No dia 4 de Agosto, domingo, terá lugar o Festival Internacional de Folclore, evidenciando a cultura e etnografia do folclore local, nacional e internacional. O certame vai contar com a participação dos grupos Folklore Ensemble Rudki – Polónia, Grupo Etnográfico Renascer de Areosa – Viana do Castelo, Grupo Típico de S. Mamede de Infesta – Matosinhos, Grupo de Folclore da Ponta do Sol – Madeira, Grupo de Danças e Cantares Besclore – Lisboa, Folk Ensemble Branko Radicevic – Sérvia e do Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães (GADTF), que se associa ao Município na organização deste evento.

A música filarmónica volta ao palco do Largo dos Bombeiros no dia 7, quinta-feira, com o Concerto da Banda de Belinho, cujo repertório incluirá as ma is belas canções do nosso tempo, contando com as vozes dos solistas Ana Sofia Vintena e Ernesto Clemente e arranjos musicais de Marcelo Alves.