Produtos da Terra “Bolos de Todos os Santos”

Publicidade

A 17 de novembro, domingo, a Alameda da Carvalha, na Sertã, recebe mais uma edição do mercado mensal “Produtos da Terra”, desta feita dedicada aos “Bolos de Todos os Santos”.

Em Portugal, no Dia de Todos-os-Santos (1 de novembro) as crianças saem à rua para pedir os bolinhos, de porta em porta. “Bolinhos, bolinhos em louvor dos santinhos” é a frase repetidamente recitada, após a qual recebem como oferta pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, amêndoas ou castanhas, que colocam dentro dos seus sacos de pano, numa tradição cujas origens remontam ao século XV.

A edição do mês de novembro destaca as merendas doces, entre outras iguarias típicas da época, podendo também ser adquiridos produtos hortícolas, transformados e artesanato, numa iniciativa do Município da Sertã. Contará com a animação do grupo Alegria e Companhia, a partir das 16 horas.

O mercado “Produtos da Terra” decorrerá na Alameda da Carvalha, na Sertã, entre as 10 e as 17 horas. Baseia-se numa lógica de proximidade entre o cidadão e os produtores regionais: quem procura produtos de qualidade pode assim fazê-lo num local próximo e sem recorrer às grandes superfícies. As inscrições (de produtores) efectuam-se na Casa da Cultura da Sertã, imediatamente após a realização de cada mercado e até ao último dia de cada mês.