V Open Internacional de Xadrez de Pampilhosa da Serra

Publicidade

No próximo dia 19 de Outubro, disputa-se, no Villa Pampilhosa Hotel, o V Open Internacional de Xadrez de Pampilhosa da Serra. Trata-se de uma iniciativa do Grande Mestre (título máximo atribuído pela federação internacional) António Fernandes, com o apoio do Município de Pampilhosa da Serra e a colaboração da Federação Portuguesa de Xadrez.

No ano em que comemora 50 anos de carreira na modalidade, António Fernandes anunciou que vai participar no torneio disputado na sua terra natal e que o viu dar os primeiros passos no mundo do xadrez. O Grande Mestre referiu ainda que é expectável que “a qualidade competitiva” aumente relativamente ao torneio do ano passado, uma vez que já se encontram inscritos mais de 70 participantes, 11 dos quais detentores do título “Grande Mestre”.

Aguarda-se com expectativa aquele que será o 1º Torneio do Circuito Nacional de Partidas semi-rápidas da FPX para a época 2019 / 2020, num evento que já é um marco da modalidade, colocando Pampilhosa da Serra num patamar de referência no panorama internacional do Xadrez.

Para além da vertente competitiva, António Fernandes sugeriu ainda que este torneio com forte projecção internacional pretende igualmente assumir-se como uma montra para as potencialidades turísticas do território. “Queremos promover o concelho e dar a conhecer esta terra”, completou.