Publicidade

A segunda edição do Monção e Melgaço Granfondo foi apresentada, na manhã de 18 de Janeiro, no Museu do Alvarinho. A cerimónia, apadrinhada pelo Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, contou com o presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, o congénere de Melgaço, Manoel Batista, e o organizador da prova, Manuel Zeferino.

Após a visualização de registos fotográficos da primeira edição e do vídeo promocional deste ano, cuja realização acontece no dia 22 de Setembro, decorreram as intervenções das personalidades presentes. Todas a apontar para a importância desta prova desportiva na valorização do território.

Classificando o Monção e Melgaço Granfondo como um extraordinário contributo para a promoção da região, António Barbosa realçou o impacto positivo da primeira edição e desejou que a prova deste ano reforce os números do ano passado. “Deposito uma enorme confiança no sucesso desta prova, onde celebramos o desporto e a amizade” acentuou.

António Barbosa destacou ainda a rentabilização financeira para a economia local, antevendo um fim de semana com muita gente em ambos os concelhos, enalteceu o carácter diferenciador da prova, com profissionais lado a lado com amadores, e sublinhou a responsabilidade acrescida para a organização em virtude do sucesso anterior.

Nada que assuste Manuel Zeferino. O rosto da organização, habituado às duas rodas, tendo já ganho uma Volta a Portugal em Bicicleta, aceita bem os desafios e, regra geral, costuma cumpri-los na perfeição. Para 2019, aponta uma adesão superior a 2018. Disse: “Os dois concelhos têm um potencial enorme para a pratica deste desporto. Queremos consolidar a prova e isso passa, como é natural, por termos mais inscritos que o ano passado”.

Uma ideia partilhada pelo autarca de Melgaço: “Vamos ter mais uma extraordinária jornada de promoção desportiva e turística da região. No nosso caso, este género de eventos é uma aposta muito séria e empenhada porque queremos fazer de Melgaço um concelho de excelência para a prática desportiva”.

No ano passado, o Monção e Melgaço Granfondo contou com a presença de cerca de 2 mil participantes, juntando-se outros tantos acompanhantes e amigos, alcançando, logo na primeira edição, o estatuto de segundo granfondo com maior número de inscrições. Este ano, a organização tem como objectivo superar os valores anteriores.