Terceiro Simpósio sobre Judaísmo em Chaves

Publicidade

O Centro de Estudos Judaicos do Alto Tâmega (CEJAT) do Rotary Club de Chaves vai realizar nos dias 15 e 16 de Março, o III Simpósio sobre Judaísmo. A iniciativa decorrerá na sede do Rotary Clube de Chaves e contará com o contributo de reputados investigadores na área.

Este simpósio visa divulgar a presença judaica na região transmontana e, em particular, no Alto Tâmega, sendo o programa estruturado em duas partes: dia 15 (sexta-feira) será mais direccionado para as comunicações e contempla dois painéis, “Da integração social e económica da comunidade judaica de Lebução entre 1600 e 1800: perspectiva analítica.”, por Lídia Santos, “Cristãos-novos sob a jurisdição do Duque de Bragança”, por Marta Páscoa, “Los criptojudíos de la Raya. Una cultura de Resistencia. Las Rezas de Bragança.”, por Anun Barriuso Ovejero y José Manuel Laureiro e “O caminho distinto de uma comunidade: a história dos judeus portugueses de Hamburgo no contexto da diáspora sefardita (Séc. XVII)”, por Hugo Martins.

Neste âmbito, será também apresentado o livro “Amílcar Paulo: o delfim do Capitão Barros Basto”, coletânea da sua Obra, com coordenação de Elvira de Azevedo Mea.

Durante o período da tarde, o segundo painel vai abordar “Património Imaterial dos Judeus Sefarditas da Diáspora, por Carla Guerreiro”, “A evolução das crenças e cerimónias judaicas dos cristãos-novos dos Bispados da Guarda e Viseu à luz do estudo dos processos inquisitoriais, por Lúcia Ferreira, “A documentação do Arquivo do Paço de Vila Viçosa relacionada com Chaves “Cristãos-novos no Algarve (1558-1650): para o retrato de um grupo em transformação, por Carla Vieira.

Após as comunicações terá lugar um momento musical com a actuação da Tuna Académica da Universidade Sénior da Associação Rotary Club de Chaves e um jantar Kosher, mediante inscrição.

O dia 16 (sábado) contempla um programa cultural com visita à “judiaria” de Chaves e à aldeia de Lebução, em Valpaços, para inauguração de um memorial às vítimas da Inquisição e da intolerância. O Encerramento do Simpósio contará com a atuação dos Gaiteiros de Lebução

A inscrição é grátis, mas obrigatória para:

rotary.cejat@gmail.com

https://goo.gl/forms/ow8J1xS52iun29uo2