PIA dinamiza workshops sobre Técnicas de Clown e Sound Design

Publicidade

No próximo dia 9 de novembro, entre as 11h00 e as 19h00, no Cineteatro S. João, em Palmela, as técnicas de Clown vão ser exploradas no âmbito do Workshop “Som – Dando Comicidade”, dinamizado por Catarina Mota. Até 4 de novembro, as inscrições estão em curso para esta actividade, organizada pela companhia PIA – Projectos de Intervenção Artística, em parceria com a Câmara Municipal de Palmela.

Um workshop que serve como laboratório de pesquisa em torno da busca do teatral e do cómico através do som, abordando também a chegada ao estado do palhaço. Através de jogos e exercícios que misturam o ritmo e as sonoridades com os jogos teatral e clownesco, esta formação visa proporcionar espaço à descoberta e explorar a forma como, através do corpo físico e sonoro, se pode chegar à teatralidade e comicidade, trabalhando as hierarquias e a descoberta da aceitação para o sucesso ou fracasso do palhaço, desde o rigor do gesto à simplicidade.

Destinado a actrizes/actores, bailarinas/os e a todas/os as/os que pretendam desenvolver as suas potencialidades corporais expressivas, a participação no workshop tem o valor de 30 euros (participantes em geral, com seguro incluído) ou 25 euros (participantes residentes no concelho de Palmela, com comprovativo de residência).

Para as/os profissionais ou interessadas/os em sonoplastia, nos dias 16 e 17 de novembro, entre as 11h00 e as 19h00, há Workshop de Sound Design, na CAVE – Sala de Ensaios de Pinhal Novo, também promovido pela companhia PIA. As inscrições podem ser formalizadas até dia 11.

Álvaro Presumido é o orientador deste workshop, onde serão abordadas técnicas de gravação e produção áudio, bem como equipamentos e software necessários para a realização de um trabalho de forma independente.

As/os formandas/os ficarão aptas/os a gravar efeitos sonoros em diferentes ambientes, com vários microfones e gravadores, e a pós-produzir esses mesmos efeitos de forma a criarem as suas próprias ambiências sonoras.