Portugal recebe três provas internacionais de BTT

Entre os dias 9 a 15 de Abril realizam-se o XCO Internacional de Vila Franca, o Troféu DHI de Boticas e o Portugal MTB

Publicidade

Portugal continua na rota do BTT internacional, acolhendo já a partir de domingo, três provas pontuáveis para os rankings da UCI: o XCO Internacional de Vila Franca, o Troféu DHI de Boticas e o Portugal MTB.

A localidade de Vila Franca, no distrito de Viana do Castelo, vai recebe no dia 9 a segunda prova pontuável para a Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), uma competição inscrita como C3 na União Ciclista Internacional e que deverá contar com cerca de 500 participantes.

As corridas começam às 9:00 horas e os primeiros a entrar em pista são os masters, os cadetes e os paraciclistas, seguindo-se, às 11:00, todas as categorias femininas e os juniores masculinos. A prova de elite masculina fecha o programa, a partir das 14:30.

Também no domingo, a vila de Boticas, no distrito de Vila Real, vai acolher o Troféu de Downhill (DHI), uma competição internacional de classe 2.

No dia seguinte arranca mais uma edição do Portugal MTB, prova de BTT por etapas de classe S2 UCI, com um prólogo de sete quilómetros, em Viseu.

A primeira etapa em linha tem 81 quilómetros, ligando a cidade às Termas do Carvalhal, concelho de Castro D’Aire. No terceiro dia de competição os ciclistas vão pedalar 63 quilómetros até S. Pedro do Sul.

Segue-se uma viagem de 95,8 quilómetros entre S. Pedro do Sul e Vouzela, vila onde se cumpre a etapa seguinte, em circuito, que terá de ser completado três vezes, para completar 30 quilómetros.

O Portugal MTB encerra no dia 15 de Abril com uma tirada de 62,5 quilómetros, essencialmente em “single tracks”, entre Vouzela a S. Pedro do Sul.