Publicidade

Em 2017, os Artmusic Ensemble criaram o conceito de concertos ilustrativos dos sons do Caminho de Santiago. Depois de organizados em Viana do Castelo, estes momentos musicais são agora apresentados, com algumas adaptações e novidades, em sete Igrejas Paroquiais das freguesias do concelho de Vila Nova de Cerveira atravessadas pelo Caminho Português da Costa.

O primeiro concerto acontece já este domingo, 27 de Janeiro, em Gondarém; segue-se a 3 de Fevereiro, em Loivo; no dia 10 de Fevereiro, na Igreja Matriz de Vila Nova de Cerveira; a 17 de Fevereiro, em Lovelhe; dia 24 de Fevereiro está agendado para Reboreda; e nos dias 3 e 10 de Março, realizam-se em Campos e Vila Meã, respectivamente.

Considerando a natureza da tradição milenar das peregrinações a Santiago de Compostela, todo o repertório apresentado nestes concertos foi Seleccionados especificamente com o intuito de apresentar um leque musical que integra obras de diversas épocas e géneros, abarcando desde música popular até à música escrita para a nobreza, desde a Idade Media até à actualidade, nos vários países da Europa.

Pretendendo ilustrar aquilo que pode ter sido a realidade e o subconsciente musical dos vários peregrinos europeus desde os primórdios do Caminho de Santiago, os Artmusic Ensemble propõem-se a criar uma banda sonora desta peregrinação milenar a Santiago de Compostela.

De entrada livre, cada concerto tem início às 17h00, nas Igrejas Paroquiais das freguesias assinaladas, com uma duração prevista de 60 minutos e um programa musical específico e diferente para cada local.