Belém Cinema: Trilogia O Padrinho de Francis Ford Coppola

CCB • 17 MARÇO • GRANDE AUDITÓRIO 10H30: O PADRINHO 15H00: O PADRINHO: PARTE II 20H00: O PADRINHO: PARTE III

Publicidade

A trilogia de O Padrinho, de Francis Ford Coppola, é provavelmente um dos mais fascinantes marcos da história do cinema. Adaptando a obra homónima do escritor Mario Puzo, a saga de O Padrinho é uma extraordinária, apaixonante e desconcertante viagem ao mundo do crime organizado e da máfia siciliana na América do século XX, na qual a família Corleone é a protagonista.

O primeiro capítulo da história (1972) retrata o domínio quase absoluto de Don Vito Corleone (Marlon Brando), o «padrinho» que controla a vida do crime em Nova Iorque. Quando este se recusa a participar no negócio do narcotráfico, sofre um atentado violento. Apesar de sobreviver, fica impossibilitado de gerir os negócios da família e o seu filho, Michael (Al Pacino), é chamado a restabelecer o domínio dos Corleone.

A segunda parte de O Padrinho (1974) é simultaneamente uma prequela e uma sequela. Por um lado, revela a história do jovem Vito (Roberto De Niro) e o estabelecimento do seu império criminoso a partir de Little Italy, em Nova Iorque. Por outro lado, mostra a consolidação do poder de Michael Corleone (Al Pacino) no final dos anos 1950, dando continuação ao sucesso do seu pai.

Por fim, o terceiro e último capítulo desta trilogia (1990) avança a narrativa cerca de duas décadas. Um envelhecido Michael, cheio de remorsos, tenta legitimar o seu império aos olhos da sociedade, mas envolve-se em negócios pouco claros com o banco do Vaticano.

O CCB preparou um almoço e um lanche, concebidos a partir da história da família Corleone de O Padrinho. Garanta o seu almoço e/ou lanche aqui  / EMENTA TRILOGIA O PADRINHO