Em 2019 Viseu é 5 estrelas

Publicidade

Decorreu em Viseu no dia 17 de maio a segunda edição da gala “Prémio 5 Estrelas Regiões” criado para premiar marcas, produtos e serviços pela sua qualidade e satisfação junto do público.

A cerimónia teve lugar no Solar do Vinho Do Dão e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, e do vereador da Cultura e Turismo, Jorge Sobrado.

A gala reuniu 186 galardoados, o distrito de Viseu teve como premiados a Sé Catedral, O Linho de Várzea de Calde, o doce Viriato e o prato Rancho à Moda de Viseu, entre outros. Destaque para a Feira de São Mateus vencedora pelo segundo ano consecutivo. O presidente Almeida Henriques declarou existir uma “intercepção das áreas onde Viseu é contemplada com aquelas que são as apostas do município” frisando, também, o esforço do município em promover a cidade pela sua cultura.

Monumentos Nacionais galardoados como por exemplo a Torre de Belém. Praias, categoria onde a Praia da Rocha no Algarve foi uma das premiadas, ou mesmo serras representadas entre outras por Sintra, foram vários dos prémios atribuídos em diversas categorias, compostas por 82 marcas e 104 ícones regionais de interesse nacional, provenientes de todos os distritos de Portugal continental e regiões da Madeira e Açores.

A apresentação esteve a cargo da fadista Diamantina Rodrigues e do jornalista Mário Augusto, que conduziram a gala com muito humor e animação, com o apoio da fadista viseense Carla Linhares. Ao longo da cerimónia Diamantina Rodrigues actuou por diversas ocasiões, com destaque para as suas interpretações de “Há Sempre Música Entre Nos” de Dina e “Loucos de Lisboa” do grupo Ala dos Namorados.

O Grupo Etnográfico de Trajes e Cantares de Várzea de Calde encerrou o evento logo após o sorteio que determinou Aveiro como a próxima cidade a acolher o certame em 2020.