Os locais mais românticos de Portugal na mente de grandes escritores portugueses

Publicidade

Escolher os locais mais românticos de Portugal é um exercício que já muitos fizeram, baseados quase sempre em gostos e avaliações pessoais.

Ao definirmos o tema desta edição não pretendemos, por isso, repetir processos. Quisemos tentar um ângulo novo: foi assim que surgiu a ideia de seleccionar esses locais através da literatura, recorrendo a livros de escritores portugueses. Nem todos eles são românticos como Camilo Castelo Branco, mas todas as histórias que contam têm pelo menos uma história de amor. E essa história quase nunca decorre num só local: é por isso que não são apenas dez sítios, mas dez é o número de livros que servem de base a esta revista.

A escolha resulta da tentativa de abranger o máximo do território português, sem esquecer, claro, a relevância da obra.

Além de Camilo, escolhemos Camões, Almeida Garrett, Júlio Dinis, Eça de Queiroz, Aquilino Ribeiro, Vitorino Nemésio, José Saramago, Virgílio Ferreira e Agustina Bessa-Luís, cujo romance tem Camilo Castelo Branco como uma das personagens…

...by Descla

Mondego: Um rio, uma estrada, muitas histórias

Nesta edição vamos focar a nossa atenção no Mondego. O maior e um dos mais importantes rios inteiramente portugueses. Vamos levá-lo por uma viagem desde a sua nascente até à foz, onde as suas águas se fundem com o Atlântico.

Feliz Natal!!

Este ano a edição de Natal volta a ser dedicada às festas e tradições que assinalam a quadra e acontecem um pouco por todo o país. Escolhemos dez eventos que nos parecem representativos da diversidade cultural portuguesa, embora essa lista possa ser questionada pelos que vivem em cada localidade, que é quem conhece melhor os seus costumes, bem como o simbolismo e a importância dos mesmos.

À descoberta da rota do românico

O que há de melhor em Portugal??? Tanto e tanto… é preciso “pôr pés ao caminho”, explorar, viajar, conhecer o que de melhor o nosso país tem para nos oferecer! A rota do românico! Um percurso de cultura, património e beleza no norte de Portugal!

Martulah, Capital Islâmica

Quem diria que a vila de Mértola, do alto de um monte cortado pelo rio Guadiana, já foi capital de um emirado islâmico? Não é fruto do acaso, mas sim da vantagem geográfica que esta zona sempre teve e que tantos povos a si chamou, fazendo das terras em redor de Mértola pontos incontornáveis de várias rotas comerciais.

A sem defesa

Serpa, com o seu belo aqueduto e muralhas, foi uma das zonas de Portugal onde mais conflitos se deram ao longo da História.