V Expo Saúde/Juventude, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Ponte de Lima

Publicidade

O Município de Ponte de Lima aposta em mais uma edição da Expo Saúde/Juventude, que está inserida no projecto “Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta”.

Promover e estimular um estilo saudável para a comunidade, nomeadamente para os jovens, livre de hábitos de consumo, é o principal objectivo do certame. A dinâmica do programa centra-se em debates sobre temas emergentes da actualidade, com que os jovens se debatem no dia-a-dia, mas que deveriam de ser abordados desde o seio das famílias às escolas, abrindo assim uma maior consciencialização por parte de crianças e jovens.

Para além dos debates, os visitantes poderão assistir a workshops sobre culinária e serviços e produtos relacionados com saúde, bem-estar e beleza.

Destaque ainda para a mais recente novidade que alia o conhecimento do património à actividade física e ao turismo de sustentabilidade. Trata-se do Bodymover Go que recorre à utilização de sinalética inteligente através de uma app para promoção de caminhadas e /ou utilização de escadas. A app Bodymover Go permite definir um desafio que envolva angariar pontos por caminhar ou utilizar escadas. Depois de instalada a app, selecciona o desafio e começa o jogo e, em cada etapa, terá de aproximar o smartphone da sinalética Bodymover para fazer o check-in. Desta forma, alia-se a prática de atividade física à promoção do património cultural e comércio local de Ponte de Lima. A actividade é totalmente gratuita e acessível ao público em geral, tendo como ponto de partida o Pavilhão de Feiras e Exposições de Ponte de Lima e com destino a vários pontos de interesse no centro de Ponte de Lima.

A V Expo Saúde/Juventude realiza-se de 23 a 24 de Fevereiro, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Ponte de Lima, com abertura oficial agendada para as 17 horas.

23 de Fevereiro 10h00 Demonstração da Escola Desportiva Limiana 11h00 Showcooking “Alimentação Saudável” c/ Vânia Ribeiro, autora do blog “Made By Choices” 16h00 Showcooking Cozinha Macrobiótica c/ Marta Ribeiro 17h00 Visita Oficial à Expo Saúde/Juventude 19h00 Beatriz Gosta, personagem de ficção que dá vida a um vídeo blog quinzenal. 20h00 Jantar Vegetariano, servido pelo Abrigo do Taboão/Quinta das Águias, ao som do Duo Lethes (mediante inscrição) 22h00 Encerramento

24 de Fevereiro 10h00 Demonstração da Escola Desportiva Limiana 11h00 Workshop Metodologia Urso Azul para famílias – Dança com bonecos e emoções, com Márcia Sobral (mediante inscrição) 15h00 Tertúlia “Conversa sobre a Dor” Dr. Raul Marques Pereira (Especialista de dor), Dr.ª Paula Pina (Psiquiatra) e Padre Jorge Vilaça (Pastoral da Saúde)        Moderadora: Dr.ª Ana Maria Machado (Vereadora da Saúde e Ação Social do Município de Ponte de Lima) 15h30 Yoga Dance, com Márcia Sobral (mediante inscrição) 16h00 Tertúlia “Estaremos a medicar demais as nossas crianças? por Nova Mente 17h00 Showcooking “Aprender a cozinhar com –Sal e +Sabor, por Aromáticas Vivas” 19h00 Encerramento

Actividades Paralelas – Avaliação corporal – Medição da tensão arterial – Medição da glicemia -Actividades de promoção de vida activa